Ribeirão Pires homenageia autores da cidade em celebração ao Dia Municipal do Escritor
Sessão Solene reuniu principais literatos e celebrou a cultura ribeirão-pirense, em evento realizado no Plenário Roberto Bottacin Moreira, na última semana
- Data: 28/08/2023 15:08
- Alterado: 28/08/2023 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Câmara Municipal de Ribeirão Pires
Ribeirão Pires homenageia autores da cidade em celebração ao Dia Municipal do Escritor
Crédito:Câmara Municipal de Ribeirão Pires
A Câmara Municipal de Ribeirão Pires homenageou cerca de 30 autores da cidade, durante a Sessão Solene em celebração ao Dia Municipal do Escritor, instituído pela lei municipal nº 6841/2023.
Cerca de 100 pessoas, entre convidados, familiares e autoridades municipais, participaram do evento, realizado no Plenário Roberto Bottacin Moreira, na noite da última sexta-feira (25).
Marcaram presença na atividade, o presidente da Câmara e vereador, Professor Paulo Cesar Ferreira (PC); o prefeito da Estância, Guto Volpi; a vereadora Márcia Gomes (Márcia da Coletiva de Mulheres); a secretária de Educação, Rosi de Marco; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Marli Silva; o secretário-geral da Câmara, dr. Isaias Raimundo dos Santos; entre outros representantes da literatura e da educação da cidade.
“A leitura me fez uma pessoa melhor. O evento de hoje é para homenagear aqueles que pela arte de juntar palavras, pela escrita, têm o dom de transformar vidas, mexer com as emoções e formar opiniões dos leitores”, afirmou o presidente do Legislativo ribeirão-pirense, vereador PC. “Esta sessão, além da homenagem, também visa fomentar e incentivar a leitura entre os munícipes, bem como valorizar a literatura, principalmente da Estância. Parabéns aos autores da nossa cidade”, concluiu.
O prefeito da Estância falou sobre o movimento literário que existe no município. “Teve início no Atelier do Café, um espaço que se dedica ao encontro de autores e fomento da literatura, principalmente entre jovens autores. Depois a cidade promoveu a FLIRP – Feira Literária de Ribeirão Pires e, em breve, promoveremos a Academia Literária”, contou o chefe do Executivo.
“Esse movimento está na iniciativa privada, seja nos comércios ou nas escolas, e a gestão acompanha isso com as escolas municipais e diversas outras ações. Neste ano, a FLIRP conta com parceria do Consulado da Ucrânia, com uma programação que homenageia a autora Clarice Lispector. Vem muita novidade por aí”, concluiu Guto Volpi.
Capoeirista e Povos Indígenas – Neste mês, o Legislativo ribeirão-pirense também promoveu a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Capoeirista e Dia Internacional dos Povos Indígenas. Cerca de 200 pessoas (convidados, homenageados, familiares e autoridades municipais) prestigiaram a solenidade, realizada no Plenário Roberto Bottacin Moreira.
Estiveram presentes, a presidente da sessão e vereadora, Márcia Gomes (Márcia da Coletiva de Mulheres); o vereador Leonardo Biazi; a secretária de Assistência, Participação e Inclusão Social, Marisa Reinoso; entre outros representantes da capoeira e povos indígenas da Estância.
Foram homenageadas mais de 100 personalidades da cidade, em celebração às datas.