Ribeirão Pires fortalece preservação ambiental com doação de Condomel para escola estadual
E.E. Dom José Gaspar recebeu 15ª unidade do projeto pioneiro promovido pela Prefeitura
- Data: 20/04/2024 07:04
- Alterado: 20/04/2024 07:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires
A espécie escolhida foi a Mandaçaia, uma das abelhas sem ferrão e nativas cidade
Crédito:Leandro Teixeira/PMETRP
Na tarde desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Ribeirão Pires reafirmou seu compromisso com a preservação ambiental ao realizar doação à comunidade da Escola Estadual Dom José Gaspar. No jardim da instituição, uma nova unidade do Condomel foi entregue como parte integrante do projeto “Condomel – Abelhas da Mata”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.
O projeto visa desmistificar o papel das abelhas no meio ambiente, destacando sua importância para o ecossistema, ressaltando seu crucial papel ambiental com a polinização. “O gesto simbólico não apenas fortalece os laços entre a comunidade escolar e a administração municipal, mas também educa e inspira os alunos a se tornarem agentes ativos na preservação do ecossistema local”, explicou o idealizador do projeto, o Zootecnista João Paulo Cerezoli.
Antes da doação, os alunos tiveram a oportunidade enriquecedora de participar do projeto “Day Tour”. Pela manhã, exploraram diversos pontos emblemáticos da cidade, incluindo o Condomel do Paço Municipal, o Parque Professor Luiz Carlos Grecco, o Jardim Oriental e até mesmo o Gabinete do prefeito. Essa imersão prática no ambiente natural da cidade proporcionou aos estudantes uma compreensão mais profunda sobre a importância da preservação ambiental e o papel vital das abelhas na manutenção do equilíbrio ecológico.
“Em um mundo onde a conscientização ambiental se torna cada vez mais urgente, iniciativas como essa se destacam como exemplos inspiradores de como a colaboração entre governo e comunidade pode gerar impactos positivos e duradouros. A doação do Condomel não é apenas um presente material, mas um símbolo poderoso do compromisso da cidade de Ribeirão Pires em proteger e preservar sua biodiversidade única para as gerações futuras”, destacou o prefeito Guto Volpi.
A iniciativa não parou por aí. Durante a reunião de pais e mestres, que também ocorreu neste dia, os profissionais da equipe do Meio Ambiente apresentaram o projeto e a importância das abelhas nativas. Essa abordagem educativa e participativa teve como objetivo não apenas informar, mas também tranquilizar os pais das crianças, fornecendo-lhes uma compreensão clara e embasada sobre a relevância das abelhas para o meio ambiente local.