Ribeirão Pires firma parceria com o Sesi e terá EJA Profissionalizante
Curso será voltado a estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais e de Ensino Médio
- Data: 18/01/2024 16:01
- Alterado: 18/01/2024 16:01
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Curso será voltado a estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais e de Ensino Médio
Crédito:PMETRP
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico, firmou mais uma parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), para a implementação da EJA (Educação para Jovens e Adultos) Profissionalizante, que também garante cerificação profissional.
Essa modalidade da EJA é reservada somente para interessados que frequentam Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), que tenham 15 anos, e também àqueles que participam do Ensino Médio (1º ao 3º ano), com 18 anos. O número de vagas, em Ribeirão Pires, será de aproximadamente 500 oportunidades e há previsão das aulas se iniciarem em março. O curso é totalmente gratuito e os certificados serão emitidos pelo Sesi e pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial).
O curso será dividido em 80% aulas por meio de EAD (Educação a Distância) e os outros 20% de maneira presencial. A Prefeitura de Ribeirão Pires irá ceder o local para que o aluno tenha acesso ao material cedido pelo Sesi e inicie os estudos.
Conforme a secretária de Educação e Cultura da Estância, Rosi Ribeiro de Marco, a iniciativa é muito bem-vinda por unir duas coisas que são importantes: os estudos e a profissionalização. “A EJA Profissionalizante vem para dar a base de ensino e de estudo para seus alunos, mas também abre portas para o mercado de trabalho, já que a formação também dá certificado profissional”, declarou a titular da pasta.
Os cursos ofertados por esta modalidade da EJA são: almoxarife, assistente de RH, assistente de controle de qualidade, controlador e programador de produção, costureiro sob medida, desenhista de moda, inspetor de qualidade, operador de computador. As vagas, entretanto, seguirão disponibilidade.
“Esse é um projeto que pode mudar a vida de muitas pessoas, que em algum momento deixaram de estudar por diversos motivos. Com isso, oferecemos as vagas gratuitas aos interessados que têm o desejo de elevar sua escolaridade, propondo melhor preparo para o mercado de trabalho”, afirmou Gabriel Astrazione, coordenador de relacionamento Sesi-SP, na região do Grande ABC.