Revista Raízes chega aos 25 anos

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul lança 47ª edição da revista, dia 29 no Teatro Santos Dumont

  • Data: 23/07/2013 16:07
  • Alterado: 23/07/2013 16:07
  • Autor: Paula Fiorotti
  • Fonte: Fundação Pró-Memória
Revista Raízes chega aos 25 anos

Crédito:

Você está em:

Na próxima segunda-feira (29/7), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove o lançamento da 47ª edição da revista Raízes, que será realizado no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Bairro Santa Paula), a partir das 19h30, com entrada gratuita. Como parte do calendário de festejos do aniversário de 136 anos da cidade, o evento marca também os 25 anos da revista, que é referência regional como publicação na área de história e memória.

Nesta edição, a seção Em Foco, que reúne artigos sobre o mesmo tema, aborda a literatura em São Caetano do Sul. Nove trabalhos, de diversos autores, ressaltam aspectos da criação literária local, seus meios de difusão e como a imprensa impulsionou a literatura. Dentro deste tema, outros textos abordam a Academia de Letras da Grande São Paulo e a Academia Popular de Letras, grupos sediados em São Caetano que desempenham exemplar papel como articuladores e produtores literários. A seção conta ainda com uma crônica bem-humorada sobre um renomado escritor local, um artigo sobre o grupo Livrespaço, que atuou em Santo André e seduziu muitas pessoas para a poesia, e trabalhos sobre a relação da literatura com a história e a arte.

Em Memória, artigos celebram os 75 anos da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul e o aniversário de 90 anos da Igreja Presbiteriana Filadélfia na cidade. As páginas de História Oral apresentam as vidas de Maria Tomé, de família de fundadores de São Caetano, e José Pires Maia, o Zezé, locutor esportivo. A publicação traz ainda histórias como a de Victorio Dal’Mas, imigrante italiano que chegou sozinho a São Caetano ainda jovem e se transformou em um dos maiores industriais do município, e de Odilon de Souza Mello, advogado e político com grande atuação local, que foi vice-prefeito municipal na década de 1960.

O oftalmologista José Waldo de Carvalho que trabalhou na cidade por mais de 30 anos, falecido em 2011, ganhou homenagem especial. Na seção Cultura, destaque para textos sobre o artista plástico Renato Brancatelli e sobre o diretor teatral Vladimir Capella. A trajetória da família Ferrari está na seção Artigos. Em Regionais, um artigo apresenta o resultado da utilização das redes sociais para a identificação de imagens do acervo do Museu Barão de Mauá, de Mauá (SP).

A revista continua com as seções Recordando Nossas Raízes, Curiosidades, Registro e Poesias e Crônicas. Após o lançamento, Raízes será distribuída na sede da Pró-Memória (Avenida Doutor Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou no Museu Histórico Municipal (Rua Maximiliano Lorenzini, 122, Bairro da Fundação), no mesmo horário.

NOVIDADES – Raízes chega aos 25 anos com novo projeto gráfico. Com maior número de páginas e melhor aproveitamento das imagens, a publicação ficou com visual mais dinâmico e moderno. Além desta novidade, dois projetos desenvolvidos pela Fundação Pró-Memória têm espaço especial na seção Memória Fotográfica. Visando valorizar a participação da população na história da cidade, o projeto Raízes e Retratos apresenta imagens encaminhadas por moradores. Já na ação Baú de Memórias, programa permanente de captação de acervo de fotografias e documentos, a revista divulga algumas doações também recebidas da população da cidade.

Compartilhar:
1
Crédito:FPM
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 23/07/2013 04:07
  • Alterado:23/07/2013 16:07
  • Autor: Paula Fiorotti
  • Fonte: Fundação Pró-Memória









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados