Restaurante Notiê participa do Gastronomix
Evento tem curadoria do chef Celso Freire e acontece nos dias 1 e 2 de abril no Jockey Clube
- Data: 23/03/2023 10:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Notiê
Prato do chef Onildo
Crédito:Divulgação
O renomado restaurante Notiê, do chef Onildo Rocha, é parte do Gastronomix, maior evento artístico e gastronômico ao ar livre do país, com curadoria do premiado chef Celso Freire. Em 2023 serão mais de 10 restaurantes nacionais e internacionais nos dias 1º e 2 de abril no Jockey Clube fomentando a gastronomia sustentável e utilizando fornecedores locais para diminuir ao máximo os impactos ambientais.
O Notiê é focado em alta gastronomia e tem um menu autoral que conta a história dos povos amazônicos nacionais e trabalha referências da Amazônia boliviana, colombiana, equatoriana e peruana. No Gastronomix o chef Onildo Rocha vai apresentar um munguzá da terra com preços entre R$ 25 e R$ 35.
Restaurantes participantes
Ao todo, 13 operações de comidas e bebidas estão no Gastronomix, com opções para todos os gostos, incluindo pratos vegetarianos. Entre eles o restaurante Antonina 336, do chef Rafael Krieger, que apresenta um barreado de Antonina, com vinagrete de banana e farinha de mandioca, além de um Bolinho de siri com maionese de wassabi; já o Nanica, do chef Leonardo Macedo, traz uma Monoffee, com massa de bolacha de chocolate preto, leite condensado cremoso, morango, chantilly e suspiro e também uma Uvoffee, com massa de bolacha, leite condensado cremoso, uvas verdes, chantilly e amêndoas tostadas. O Ragú Rotisserie, da chef Fernanda Zacarias, criou um incrível Ravioli de pato ao molho do assado seguido de um Gnocchi em fonduta de queijo Alvorada e cogumelos.
O chef Reinhard Pfeiffer chega ao Gastronomix com opções vegetarianas como o Baião de pancs e shitake com creme azedo, pastelzinho de abóbora, mais um Fudge de café e nozes com creme inglês de cupuaçu. O Chez Margot Bistrô, da chef Louise Sciarra, servirá um entremet de creme de pistache, curd de limão, genoise embebida na calda de limão, praline de pistache e chocolate branco, incluindo também um French Toast – Tijolinho de brioche com leite de especiarias, recheada de doce de leite, acompanhado de frutas vermelhas frescas e creme anglaise.
O Gelataio Art, da chef Emillene Stival, coloca no Gastronomix um Beelicia, pão de mel recheado com sorvete e uma casquinha crocante de chocolate por fora, um doce de leite com cobertura de chocolate meio amargo, Fior di latte com cobertura de chocolate meio amargo e pistache com cobertura de chocolate branco. Já o Emy by Kazuo, do chef Kazuo Harada, traz o Manilla, peixe branco, leite de coco, cebola, gengibre, pimenta, coentro e amendoim e um Chagio Vietnamita, um enrolado de folha de arroz com porco Moura, cogumelos asiáticos e pimenta, servido com alface e ervas com molho cítrico.
O Guará, do chef Willian Vieira, criou um pastel de cupim de panela, cebola e requeijão defumado e um Spatzle com nata, cupim defumado desfiado, ervas frescas e flor de sal de porcini catarinense. Hi Pokee, do chef Ravi Leite, apresenta dois pokes, de shimeji e salmão, e um sanduíche de falafel. O Notiê Restaurante, do chef Onildo Rocha, traz um munguzá da terra.
Música
A música é um dos pilares do Gastronomix e este ano a edição traz uma seleção com mais de 10 atrações para sábado e domingo. No sábado, a estreia começa por Décio Caetano Trio seguido de Glauco Mano a Mano, Juliao + Vina Chamorro, Rod Mendes Trio, Paulinho Branco Trio e Derico. Domingo o Gastronomix inicia com Tosin Gui blues Trio, Bene Chireia Duo, Iris Mccloud Trio Música Celta, Iris Duo MPB, Manita Trio e, para encerrar, Derico.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma das marcas do Gastronomix e diversas iniciativas estarão presentes nos dois dias de evento. A destinação dos resíduos será realizada em parceria com a empresa Preserva Ambiental que irá recolher o óleo utilizado pela cozinha evitando a contaminação de rios e lençóis freáticos.
Os pratos serão todos de louça de porcelana – tradição que vem desde a primeira edição do Gastronomix em parceria com a Oxford. “Inclusive os pratos que quebram durante o evento serão limpos e devolvidos para a fábrica para que possam ser transformados em novos pratos”, conta Celso Freire. Outro diferencial do evento é a compostagem realizada pela empresa Composta que permite até guardanapos de papel usados.
O Gastronomix é apresentado por Tradener, Teatro Positivo 15 Anos, Electrolux, Banco CNH Industrial e New Holland, com patrocínio de Cogecom, Novozymes, Compagás, Ritmo Logística e Consórcio Servopa.
Serviço:
Gastronomix
Quando: 1º e 2 de abril
Onde: Jockey Eventos (Rua Dino Bertoldi, 740 – Tarumã)
Ingressos à venda pelo https://festivaldecuritiba.com.br/evento/gastronomix/