Representantes da cidade de Leme conhecem iniciativa do Moeda Verde
Programa andreense se tornou referência e já recebeu reconhecimento em prêmio nacional
- Data: 14/02/2022 19:02
- Alterado: 14/02/2022 19:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Angelo Baima / PSA
Uma comitiva da cidade de Leme conheceu nesta segunda-feira (14) um pouco mais sobre o programa Moeda Verde. A reunião contou com a presença da primeira-dama de Santo André e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra; e de representantes das Prefeituras de Santo André, Leme e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
Durante o encontro virtual, Santo André apresentou a logística de funcionamento do Moeda Verde, os objetivos transversais que são atingidos com as iniciativas, como combate à fome e à miséria, comunidades mais limpas e políticas públicas de preservação ambiental e responsabilidade social. Ainda, o programa segue alinhado às diretrizes preconizadas dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“O Moeda Verde é mais um programa que nos enche de orgulho. Um exemplo de política pública de qualidade, unindo sustentabilidade e segurança alimentar. Estamos fortalecendo o sentimento de amor e carinho pela cidade, além de melhorar as condições de vida das nossas comunidades e promover a educação ambiental. Uma união de esforços que só faz bem a Santo André”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
O grupo do interior paulista demonstrou interesse em implantar ação semelhante na cidade de Leme e, por isso, buscou a experiência de Santo André. Uma visita presencial, durante uma das trocas do programa, deve ocorrer em breve. O Moeda Verde segue colhendo bons frutos desde a sua estreia, em novembro de 2017. No final do ano passado, a iniciativa foi premiada como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade (RAPS).
Atualmente, o programa está presente em 17 comunidades e as trocas ocorrem a cada 15 dias. Por meio do Moeda Verde, foi possível revitalizar cinco pontos que antes recebiam descarte irregular. Desde o início das trocas o programa já recebeu mais de 576 toneladas de resíduos recicláveis e, em troca, já foram distribuídas 115 toneladas de alimentos do tipo hortifrúti.