Rendimento médio dos paulistanos é 71% maior que a média nacional
Segurança jurídica garantida pela Prefeitura de São Paulo e redução de impostos impulsionaram a geração de emprego e renda na cidade
- Data: 07/03/2024 09:03
- Alterado: 07/03/2024 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Dinheiro
Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil
O salário médio do trabalhador paulistano chegou a R$ 5.049, um valor 71% maior em relação à média nacional, que é de R$ 2.946, segundo análise feita no quarto trimestre de 2023 a partir dos dados do Novo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e da Pnad Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
O dado apresentado no quarto trimestre é 6,37% maior do que em relação ao período anterior. Os números refletem o esforço da Prefeitura de São Paulo para impulsionar a economia e gerar oportunidades na cidade, como segurança jurídica e redução de impostos.
“É importante pensar que esses números não são mera estatística, eles representam pessoas, famílias e vidas impactadas, em parte graças ao nosso trabalho para garantir a empregabilidade com qualidade em São Paulo. Para além da celebração das conquistas, eles orientam nossos próximos passos na gestão municipal”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
O levantamento também apontou que a cidade de São Paulo registrou a menor taxa de desemprego desde o terceiro trimestre de 2015: 6,9%. No último levantamento feito no quarto trimestre de 2023, havia na cidade 499 mil pessoas desocupadas.
O prefeito Ricardo Nunes ressalta que a taxa de desemprego na capital vem sendo menor que a média nacional, que fechou o último trimestre de 2023 em 7,4%. “Nós estamos colocando a cidade em ordem e ela está tendo o seu progresso. Hoje as pessoas sabem que existe segurança jurídica nesta cidade para instalarem seus empreendimentos, para trazerem o seu negócio ou para abrirem uma nova empresa”, afirmou Nunes, destacando que, no saldo entre admissões e demissões, a cidade concluiu 2023 com mais de 132 mil novos empregos formais gerados.
Entre os mais de 4,7 milhões de empregos formais alcançados em 2023, o setor de serviços se destacou com mais de 1,7 milhão de admissões no período. A segunda melhor marca foi na área de comércio, com mais de 420 mil admissões.
Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo contribuiu com a intermediação e seleção de mão de obra, mutirões e com a divulgação de 20,2 mil vagas durante todo o ano de 2023. No comparativo com 2022, foram recolocados 69% mais trabalhadores em 2023, resultando em 13.473 pessoas no mercado de trabalho.
“É importante ressaltar que o Cate tem buscado acompanhar todo o processo seletivo do candidato, muitas vezes trazendo a empresa para dentro de nossas estruturas a fim de que o contrato seja efetivado no local. Isso traz mais confiabilidade e segurança para ambas as partes”, explica Aline Cardoso.
Para melhor atender à demanda do mercado de trabalho, a administração municipal também oferece capacitação por meio de cursos em diferentes áreas. Somente no ensino EAD são disponibilizados mais de 180 cursos gratuitos no Portal Cate, além de 6 mil vagas para cursos com bolsa auxílio nas áreas de tecnologia, audiovisual e administração.