Rede Lucy Montoro de Diadema começa a funcionar neste ano
Rede de Reabilitação iniciará o atendimento no segundo semestre de 2019
- Data: 30/04/2019 09:04
- Alterado: 30/04/2019 09:04
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Thiago Benedetti
A informação foi dada pelo prefeito de Diadema, Lauro Michels, após reunião com a secretária do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, na tarde desta segunda-feira (29/04), no gabinete da secretaria estadual, localizada no Memorial da América Latina.
“A reunião foi muito positiva. Agora vamos aguardar o governo do Estado fazer a visita técnica para finalizar a instalação da Rede. É o que aguardamos ansiosamente”, avaliou Michels. O 2º andar do Quarteirão da Saúde, que receberá a unidade Lucy Montoro, já passou por adequações e aguarda nova vistoria do Estado, programada para a próxima semana.
A secretária estadual afirmou que havia apresentado a demanda de Diadema ao governador, na semana passada, e recebeu retorno positivo. “Essa prioridade também é minha. Diadema é um município importante no contexto do Estado, especificamente no ABC. Precisamos acertar alguns detalhes para, no segundo semestre, termos de forma prática o início do atendimento”, garantiu. Célia, cadeirante há mais de 40 anos, ainda ressaltou a importância da reabilitação. “Só aprendi a reviver em uma cadeira de rodas porque alguém disse que o que eu fazia em pé, eu conseguiria fazer sentada. A reabilitacão é um ponto forte de inclusão das pessoas com deficiência. Para incluir é preciso, primeiro, reabilitar. Certamente, a Unidade de Diadema é uma porta aberta e necessária para isso”.
Para o secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Sartori, que também participou do encontro, a vinda do equipamento beneficiará a população. “É um serviço ultra especializado que vai complementar o que Diadema já realiza. Nós atendemos a reabilitação visual e ainda não temos a (reabilitação) motora especializada que a rede Lucy Montoro irá trazer”, explicou. De acordo com o e-SUS Atenção Básica, 14.349 pessoas se declararam com algum tipo de deficiência.
O encontro contou com a presença do deputado estadual Márcio da Farmácia; do secretário adjunto de Saúde, Flavius Albieri; da diretora geral da Secretaria de Saúde, Marta Fraga Gonzalez; da diretora geral do Quarteirão da Saúde, Márcia Cunha; da coordenadora de inclusão da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fabiana de Macedo; e do chefe de gabinete da mesma secretaria, Ricardo Geciauskas.
Rede Lucy em Diadema
Serão 2.000 m2, localizados no Quarteirão da Saúde, divididos em recepção e sala de espera, quatro consultórios, posto de enfermagem, ambientes de atendimento individual e em grupo para terapia ocupacional e fisioterapia infantil e adulto, condicionamento físico, banheiros para portadores de necessidades especiais, além de dependências administrativas.
A obra contou com investimento do Governo do Estado de aproximadamente R$ 3,4 milhões e terá capacidade para 250 atendimentos diários para pessoas do município e da região do Grande ABC.