Rede Afro de Diadema encerra curso e lança associação em grande estilo neste sábado
Projeto da Economia Solidária de Diadema apresentará concurso de tranças, seminário e um desfile exclusivo de roupas de temática africana
- Data: 24/11/2023 18:11
- Alterado: 24/11/2023 18:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação/PMD
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema (SEDET), por meio da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários, apresentará neste sábado (25) o resultado de seu projeto de afroempreendedorismo, que teve como destaque um curso de corte e costura especializado em moda afro. Com administração de uma equipe da Unisol Brasil, as aulas abordaram não só a prática de corte, costura, modelagem e artesanato, mas também formação em História Africana, Economia Solidária, Comercialização e Vendas, Comunicação, Desenho de Moda e Contabilidade.
A partir das 15h30, no Centro de Formação Carlos Kopcak (R. Manoel da Nóbrega, 155 – Centro), os participantes apresentarão um concurso de tranças, um seminário sobre a Rede Afro e um desfile de moda baseado na cultura africana.
“Iniciamos o projeto com o curso mas já com a finalidade de constituir uma Rede de Afroempreendedores, para gerar renda, produzir, comercializar e prestar serviços,” explicou a responsável técnica pelo projeto, Aline Costa, da Unisol. “Tendo como uma de suas inspirações a cultura africana e a valorização da história através do trabalho, organizamos a Rede Afro com base nos princípios da Economia Solidária e do desenvolvimento sustentável. Chegamos ao final do curso, com muitos aprendizados, não só os previstos na formação, mas também de cunho social e interpessoal.
Associação Dudu Ilá
O desfile com o resultado final dos trabalhos terá peças confeccionadas pelos alunos, que se dividiram em equipes e escolheram temas relacionados à história africana. “Será a primeira atividade da Associação Dudu Ilá / Linha Preta, formada pelos participantes, que terá como objetivo resgatar a cultura Afro e a ancestralidade, promover atividades sociais e desenvolver atividades para geração de renda.
O próximo passo será a introdução do coletivo no processo de Incubação da Casa da Economia Solidária, para acompanhamento e assessoramento.
Segundo o diretor de Políticas de Trabalho e Economia Solidária, Marcelo Lucas, o projeto representou um grande avanço na implementação de políticas voltadas ao empreendedorismo de negros e negras na cidade. “Foram criados momentos de discussões sobre as dificuldades que os empreendedores e empreendedoras negros e negras enfrentam em seu cotidiano, os processos de criação, formação e comercialização de coletivos de Afroempreendedores, reflexão e valorização acerca da cultura africana, fortalecimento de processos autogestionários, articulação em rede, cooperação, solidariedade, trabalho coletivo e, sobretudo, qualificação dos processos de inclusão produtiva de negros e negras e, o mais gratificante disso tudo, que é a criação da associação.”
“Com o apoio da Casa da Economia Solidária, esperamos que muito em breve o coletivo possa caminhar com suas próprias pernas, independente de qual seja o governo de plantão,” concluiu o diretor.
SERVIÇO:
DESFILE da Moda Afro da Rede de Afroempreendorismo / Associação Dudu Ilá Linha Preta
Local: Centro de Formação Carlos Kopcak (R. Manoel da Nóbrega, 155 – Centro)
Horário: Das 15h30 às 19h30