Recém-aposentado, Daniel Dias vira secretário de Esportes em Atibaia, interior de SP

Depois das Paraolimpíadas de Tóquio, o atleta Daniel Dias se aposentou e agora é gestor público de esportes na cidade de Atibaia, interior de São Paulo. O nadador de 33 anos foi anunciado como secretário de Esportes de Lazer da Prefeitura de Atibaia, e em declaração divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, ele declarou: […]

  • Data: 25/10/2021 16:10
  • Alterado: 25/10/2021 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Letícia Alcântara Souza
Recém-aposentado, Daniel Dias vira secretário de Esportes em Atibaia, interior de SP

Crédito:

Você está em:

Depois das Paraolimpíadas de Tóquio, o atleta Daniel Dias se aposentou e agora é gestor público de esportes na cidade de Atibaia, interior de São Paulo. O nadador de 33 anos foi anunciado como secretário de Esportes de Lazer da Prefeitura de Atibaia, e em declaração divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, ele declarou: “Já moro em Atibaia há um tempo e, confesso, que foi uma surpresa poder fazer parte da administração, podendo colaborar com meu conhecimento dentro e fora das águas. A gente quer somar, ajudar. É Atibaia fazendo a diferença e pensando cada dia mais também na inclusão”.

Segundo o órgão municipal, Daniel é a primeira pessoa com deficiência a ocupar esse cargo. O prefeito Emil Ono (PSD-SP) festejou: “É uma referência no esporte, um exemplo de ser humano, pai, amigo e, tenho certeza, que fará um trabalho de extrema qualidade e importância na pasta, principalmente frente aos programas de inclusão”.

Aposentadoria

O atleta se aposentou como o brasileiro com mais medalhas na história dos Jogos Paralímpicos, com 27 premiações no total. Foram 14 medalhas de ouro e três Prêmios Laureus do Esporte Mundial, o único brasileiro a completar esse feito. Com a ajuda de Daniel Dias, o Brasil passou a se destacar nos Jogos Paralímpicos como ainda não conseguiu fazer nas Olimpíadas, evento que além de animar a população mundial, movimenta bastante as casas de apostas com bônus de cadastro, criando uma variedade de palpites por conta da diversidade de modalidades esportivas. Essas plataformas ainda oferecem bônus de registro para novos jogadores, que podem utilizá-lo para palpitar em qualquer esporte disponível.

Antes de disputar os Jogos em Tóquio, o atleta natural de Campinas anunciou por vídeo em suas redes sociais que essa seria a sua última disputa e marcaria o fim da sua carreira profissional.

“Esta decisão já está tomada há um tempo, eu já venho traçando objetivos e o plano de anunciar a aposentadoria. Sou muito grato pela natação. Eu jamais imaginei que eu chegaria aonde cheguei. Se eu fosse escrever, quando comecei há 16 anos, tudo que conquistei, eu jamais iria conseguir reproduzir isso. Se fosse ler esta carta hoje, não seria tão perfeito como foi,” comentou ele.

Apesar da sua decisão, já no anúncio ele afirmou ter a pretensão de continuar com a natação:  “A vida do atleta é feita de ciclos e, por isso, decidi parar. Resolvi dar o adeus à piscina porque penso que a minha contribuição com a natação paralímpica já foi excepcional. Foi além do que eu esperava. E, hoje, vejo que posso continuar na natação de outra maneira, fazendo outras coisas e ajudando ainda mais a fazer esse esporte a ser uma referência no país e no mundo.” Provavelmente nessa época ele já tinha uma ideia de que se tornaria secretário de Esportes.

Em resposta ao seu anúncio, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) agradeceu ao atleta pela sua dedicação ao esporte e causa da pessoa com deficiência. “Daniel Dias faz parte da história do esporte não somente do Brasil, mas do mundo inteiro. Sua contribuição é imensurável tanto no âmbito esportivo quanto no aspecto social pela capacidade de demonstrar ao mundo toda a eficiência que a pessoa com deficiência pode ter. E não apenas nas piscinas, mas também fora delas.”, afirmou o recém-reeleito presidente do CPB e bicampeão paralímpico de futebol de cinco, Mizael Conrado.

Daniel tem má-formação congênita nos membros superiores e na perna direita. Hoje, ele é mais um ex-nadador com cargo político. Fabíola Molina é secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, no governo federal, Luiz Lima (PSL-RJ) é deputado federal e Kaio Márcio é secretário municipal de Esportes de João Pessoa (PB).

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 25/10/2021 04:10
  • Alterado:25/10/2021 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Letícia Alcântara Souza









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados