Realizada 8ª edição do Surf Eficiente

Idealizado pela ONG Adote um Cidadão, aconteceu o evento inclusivo Surf Eficiente, que chegou em sua oitava edição quebrando recorde e recebendo mais de 200 deficientes em diversas praias

  • Data: 02/12/2022 14:12
  • Alterado: 15/08/2023 17:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ONG Adote um Cidadão
Realizada 8ª edição do Surf Eficiente

Praia Grande

Crédito:Divulgação

Você está em:

O céu se abriu e sol iluminou a manhã desta quinta-feira (1º) para alegrar ainda mais o dia de pessoas com deficiência por todo o litoral do Brasil nas Ondas Gigantes da Inclusão.  Emoção e muita diversão são as palavras que marcam a 8ª Edição do Surf Eficiente, evento idealizado pela ONG Adote um Cidadão, que reuniu mais de 200 participantes em que surfaram na mesma onda da inclusão e da felicidade, em mais um encontro pra lá de especial.

O evento aconteceu nesta quinta-feira, 01 de dezembro, e contou com a presença cidadãos pra lá de especiais que se reuniram em diversas praias do Brasil para comemorar. Praias como: Peruíbe, Itanhaém, São Vicente, Caraguatatuba, Natal, etc. Na Praia Grande foi realizado um megaevento que contou com uma enorme estrutura e foi onde o Surf Eficiente bateu o recorde de mais pessoas em comparação as edições passadas.

Durante todo o dia, os participantes contaram com aulas de surf sob a coordenação das escolas apoiadoras como a SUP Rema Forte e Remoterapia na Praia Grande, que, ajudaram a realizar os sonhos de muitos alunos de surfar, sentir o mar, em uma ação conjunta, que contou com profissionais da área que estavam acompanhando e ensinando os alunos deficientes. 

“Nossa ideia é transformar o Surf Eficiente em um evento cada vez maior e mais inclusivo. A expectativa é de que o número de pessoas cresça a cada edição, com a realização em cada vez mais praias, até atingirmos toda a costa litorânea” explica o idealizador do evento, o empreendedor social Antonio Carlos Veiga.

“Seguindo a tradição de anos anteriores, esse dia na praia é diferente e bastante agradável. Todos os envolvidos saem da rotina e compartilham momentos em contato com a natureza. É fantástico”, relata. Silva, Coordenadora do Remoterapia, “ Estou muito orgulhoso e satisfeito por mais um ano fazer a diferença através do surf na vida destes surfistas prá la de especiais”. Tiago Buti, de Peruíbe, que realizou o evento com alunos da APAE Peruíbe, “É com muita alegria e satisfação, com o coração cheio, que aqui registro toda a realização de vários sonhos” e Professor Karl do Rema Forte, que pela terceira vez participa com sua escola no Surf Eficiente, “todos esses voluntários se dedicando a passar a filosofia do surf para esses alunos especiais me traz infinita riqueza interior em cada dia mais fazer ações de responsabilidade social para a sociedade” diz Andre Ribeiro, cocoordenador de Natal – Rio Grande do Norte.

Veiga ressaltou também a importância do evento na vida das pessoas com deficiência. “O mais importante é o sorriso dessas pessoas e trazer alegria para elas, além de uma justiça social. As vezes achamos que os PCDs estão muito mais inclusos na sociedade e isso não é uma grande verdade, há muitos que ainda estão presos em suas casas”, destacou.

O Surf Eficiente já é realizado desde 2015 no Litoral Paulista pela ONG Adote um Cidadão, e objetivo do criador é que a cada ano o evento cresça mais. A ideia surgiu com o sonho de um deficiente visual que queria conhecer o mar. No mesmo dia que ele revelou esse desejo, foi realizado o 1º Surf Eficiente que contou com 15 PCDs, os quais tiveram, pela primeira vez, a sensação inesquecível de surfar. Desde então o projeto tem como objetivo, toda primeira quintafeira de dezembro, reunir escolas de surf de todo Brasil para que possam se comprometer, através de responsabilidade social, a proporcionar para cada vez mais pessoas com deficiência e/ou instituições, o Dia Nacional de Surf da Pessoa com deficiência, um dia criando momentos inesquecíveis no mar e de inclusão desses surfistas “PRA LÁ DE ESPECIAIS”, viabilizando através das ondas uma sociedade mais justa e igualitária.

O projeto Adote um Cidadão foi fundado em 1999, pelo empreendedor social Antonio Carlos Veiga, com a proposta de mobilizar de forma consciente a sociedade sobre seu papel no processo de inclusão, integração e desenvolvimento da pessoa com deficiência na área social, econômica, política, cultural, ecológica, esportiva e educacional. E durante seus 23 anos de existência, o Adote nunca aceitou dinheiro público e nem se beneficiou de incentivos fiscais oferecidos, todas as atividades são gratuitas, feitas somente com ajuda de pessoas realmente comprometidas em transformar a sociedade.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação Praia Grande

  • Data: 02/12/2022 02:12
  • Alterado:15/08/2023 17:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ONG Adote um Cidadão









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados