Reações diversas: Tóquio registra 816 novos casos diários e Moscou registra 3.851
Em Tóquio a solicitação é de declaração de estado de emergência; já o Governo russo descartou a imposição de confinamentos, confiante na campanha de vacinação com a Sputnik V
- Data: 03/01/2021 12:01
- Alterado: 03/01/2021 12:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
A cidade de Tóquio relatou 816 novos casos diários do novo coronavírus neste domingo, 3, um dia depois que governadores da capital e prefeituras vizinhas pediram ao governo japonês para anunciar um estado de emergência para combater o recente aumento de casos da pandemia de coronavírus.
Já o Governo Russo descartou a imposição de confinamentos e acredita que a campanha de vacinação com a Sputnik V, iniciada em meados de dezembro, reverterá a tendência e estabilizará a situação no país
TÓKIO
O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, resistiu aos apelos por um segundo estado nacional de emergência. O governo introduziu essa medida pela primeira vez em abril, durante uma onda anterior da pandemia. Suga deve falar publicamente nesta segunda-feira, 4, sobre o assunto.
O ministro da Economia do Japão disse no sábado, 2, que o governo precisava consultar especialistas em saúde antes de decidir sobre uma nova declaração. Como medida provisória, os restaurantes e karaokês na região de Tóquio estão sendo fechados às 20h, enquanto os estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas devem fechar às 19h, disse ele.
O estado de emergência anterior dependia do fechamento voluntário de empresas e restrições de viagens, em vez do tipo de medidas rígidas de bloqueio vistas em outras partes do mundo. Tóquio elevou seu alerta covid-19 ao nível mais alto em 17 de dezembro.
Novas infecções na capital atingiram um recorde de 1.337 em 31 de dezembro. O Ministério da Saúde do Japão disse neste domingo que havia 3.045 novos casos confirmados do novo coronavírus em todo o país. Desde o início da pandemia, o Japão notificou mais de 240 mil casos do novo coronavírus e 3.548 mortes, de acordo com o ministério da saúde.
RÚSSIA
A Rússia registrou 24.150 novas infecções nas últimas 24 horas de covid-19 e 504 mortes pela doença, informaram as autoridades de saúde do país. Do total de novos positivos, 10,8% (2.613) não apresentaram manifestações clínicas, enquanto o número de pacientes com alta em um dia foi de 19.847.
Em Moscou, o principal foco da pandemia na Rússia, ocorreram 3.851 casos diários e 77 mortes causadas por covid-19. O governo russo descartou a imposição de confinamentos e acredita que a campanha de vacinação com a Sputnik V, iniciada em meados de dezembro, reverterá a tendência e estabilizará a situação epidêmica no país nos primeiros meses deste ano.
Até agora, na Rússia, mais de 800 mil cidadãos foram vacinados contra a covid-19, de acordo com os últimos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde russo.
O país atualmente acumula 3.236.787 positivos e 58.506 mortes por coronavírus, de acordo com o comitê de combate à propagação da pandemia. Ao mesmo tempo, de acordo com a vice-primeira-ministra Tatiana Gólikova, as mortes por covid-19 na Rússia chegam a quase 71 mil.