Quartas de abril recebem Cine Concerto no Sesc Santo André

As exibições dos longas-metragens do cinema mudo dirigidos por mulheres serão acompanhadas por trilha sonora eletroacústica executada ao vivo

  • Data: 01/04/2024 10:04
  • Alterado: 01/04/2024 10:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Santo André
Quartas de abril recebem Cine Concerto no Sesc Santo André

A Órfã do Oceano

Crédito:Divulgação

Você está em:

No universo do cinema, há tesouros escondidos que merecem ser resgatados e apreciados. A programação do Cine Concerto é uma ode à arte do cinema mudo, especialmente aqueles dirigidos por mulheres, trazendo-os à vida com uma experiência única: trilha sonora ao vivo. As exibições são gratuitas, e acontecem às quartas-feiras, às 20h, na lanchonete externa do Sesc Santo André. O músico Anselmo Mancini, em colaboração Catarina Rossi e convidados, conduz as composições do Cine Concerto, unindo a sétima arte à música eletroacústica, provocando a imersão do público nos clássicos do cinema mudo. 

Com uma seleção cuidadosamente curada, cada sessão transporta os expectadores para diferentes épocas e histórias. O primeiro filme selecionado é A Sorridente Madame Beudet, dia 3, dirigido por Germaine Dulac. Esta obra do cinema francês acompanha a jornada de uma dona de casa presa em um casamento sem amor, em uma narrativa repleta de tensão e reviravoltas. Dia 10, A Órfã do Oceano, dirigido por Alice Guy Blaché, contará a história de uma jovem em busca de refúgio em uma casa abandonada, cujo encontro com um famoso escritor muda seu destino de forma inesperada. Por último, dia 17, Sapatos, dirigido por Lois Weber, retrata a luta de uma vendedora de loja para sustentar sua família e obter um par de sapatos novos, em uma narrativa envolvente que converge com questões universais de dificuldades e esperança. 

Cada sessão carrega uma descoberta cinematográfica única, enriquecidas pela música ao vivo, que amplifica as emoções e a atmosfera dos filmes. Tanto para os aficionados por cinema, quanto para os amantes da música, as quartas se tornarão oportunidades de mergulhar na riqueza dos filmes mudos dirigido por mulheres e vivenciar uma experiência sensorial diferenciada. 

Programação: 

A Sorridente Madame Beudet
Com Anselmo Mancini e Convidadas (1923, 54 min, França)
Dir.: Germaine Dulac


Madame Beudet (Germaine Dermoz) é uma dona de casa entediada e presa em um casamento burguês sem amor. Seu marido costuma brincar de roleta russa para impressionar, só que todos sabem que não há uma única bala dentro do revolver. Um dia, Madame Beudet enche o cartucho de balas da arma para forçar um suicídio do marido, só que pela primeira vez ele não aponta o revolver para a própria cabeça, aponta para a esposa. Para tal, Anselmo Mancini convida a multi-instrumentista e pesquisadora Catarina Rossi para co-dirigir o processo de produção musical que envolve formações instrumentais das mais diversas vertentes musicais, também formado somente por mulheres.

Dia 3/4, quarta, das 20h às 21h30

Lanchonete Externa
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação

Grátis

A Órfã do Oceano
Com Anselmo Mancini e Convidadas (1916, 40 min, EUA)
Dir.: Alice Guy Blaché

A Órfã do Oceano acompanha a jovem Millie que encontra refúgo numa casa abandonada quando resolveu fugir das agressões do pai adotivo. Porém, a casa era recém-comprada por um famoso escritor e o encontro entre os dois mudará a vida suas vidas. Dessa vez, Anselmo Mancini e Catarina Rossi convidam o Quarteto Iracema para a realização da trilha sonora ao vivo do filme, adaptando obras das compositoras Amy Beach, Fanny Hensel e Tereza Carreño à narrativa da diretora Alice Guy Blaché e a incrível atuação de Dorys Kenyon

Dia 10/4, quarta, das 20h às 21h30
Lanchonete Externa
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação

Grátis 

Sapatos
Com Anselmo Mancini e Convidadas (1916, 53 min, EUA)
Dir.: Lois Weber

“Sapatos” retrata a história de Eva Meyer, interpretada por Mary McLaren, uma jovem vendedora de loja e a única assalariada na família. Com apenas cinco dólares por semana é obrigada a sustentar a mãe, o pai e os três irmãos. Precisando desesperadamente de um novo par de sapatos, porque os velhos estão caindo aos pedaços, Eva deixa-se levar pelas investidas de Cabaret, um cantor com más intenções. As musicistas Anette de Camargo, Catarina Rossi e Yara Oliveira serão responsáveis pelo acompanhamento musical ao vivo do longa-metragem silencioso, “Sapatos”. Buscando elementos que fundem a linguagem jazzística a recursos de improvisação guiados pelo filme, o trio ocupa junto a trama, um importante território de valorização da mulher perante às artes e ao mercado de trabalho, tema de diversas lutas ao longo do tempo.

Dia 17/4, quarta, das 20h às 21h30
Lanchonete Externa
Livre – Autoclassificação

Grátis 

SESC SANTO ANDRÉ 

Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André

Compartilhar:

  • Data: 01/04/2024 10:04
  • Alterado:01/04/2024 10:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados