Qualificação itinerante: conheça os cursos oferecidos nas carretas do programa Via Rápida
Mais de 45 mil pessoas já foram beneficiadas com a iniciativa em todas as regiões do estado
- Data: 10/01/2023 15:01
- Alterado: 31/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Com o objetivo de ampliar sua produção de peças de roupas e aprofundar seus conhecimentos, a costureira e moradora de Jacareí, Simone Silvério, foi uma das mais de 45 mil pessoas participantes da Escola Móvel, iniciativa que integra o programa Via Rápida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. “Apesar de já costurar antes do curso, foi muito bom me atualizar, conhecer novas técnicas e pessoas com mais experiência. A didática foi muito boa, e esses cursos sempre têm algo novo para nos ensinar”, destacou.
Para pessoas como a Simone que desejam aprofundar conhecimento, aprender uma nova profissão ou se realocar no mercado de trabalho, o programa Via Rápida oferece 43 opções de cursos dentro de unidades móveis que percorrem o estado para levar capacitação profissional até a população.
No total, são 28 carretas estruturadas como sala de aula. Os espaços oferecem oportunidades para aprender desde automação, panificação, até cursos na área de beleza e administrativa. Há também opções como: Mecânica Automotiva, Soldagem, Ajudante de Cozinha, Assistente de Cabeleireiro, Corte e Costura, entre outros.
Sobre os planos para o futuro, Simone já pensa em crescer ainda mais: “Agora pretendo me especializar na divulgação do meu trabalho para ampliar a cartela de clientes”. Para ela, a Escola Móvel pode ajudar muitas pessoas porque abrange outros bairros e cidades. Quando perguntada sobre um sentimento que definiu sua participação: “Gratidão” e finaliza com um pedido “Gostaria que tivesse o módulo dois do curso”.
Para saber em qual município está a Escola Móvel, basta consultar o site: www.cursosviarapida.sp.gov.br, na aba “Onde Estudar”. O Centro Paula Souza, órgão vinculado à SDE, é o responsável pela execução dos cursos. Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode participar.