Projeto que inclui ‘Outubro Rosa Pet’ é aprovado em São Caetano

O projeto tem o objetivo de divulgar a Campanha de Combate ao Câncer de Mama em cadelas e gatas, alertando os tutores sobre a doença.

  • Data: 05/02/2020 13:02
  • Alterado: 05/02/2020 13:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: assessoria
Projeto que inclui ‘Outubro Rosa Pet’ é aprovado em São Caetano

Ubiratan Figueiredo da ONG (PL)

Crédito:divulgação

Você está em:

Foi aprovada nesta terça-feira (4/2), na Câmara de São Caetano do Sul, um projeto de lei, proposto pelo vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PL), que inclui o ‘Outubro Rosa Pet’ no Calendário Oficial de Datas e Eventos do município. 

“A ideia é divulgar a necessidade de prevenção e consciência para que todos possam cuidar melhor dos animais. Infelizmente é uma situação grave que nem todos conhecem. O câncer de mama canino e felino se desenvolve na mesma porcentagem de incidência dos seres humanos. É necessário fazer o melhor para que esses animais não cheguem a óbito”, pontua o parlamentar.

Muitas pessoas não sabem que a incidência da doença é alta em animais. Do mesmo modo que o câncer acomete o ser humano, esta doença também invade as células dos pets, assim as neoplasias mamárias, especialmente em cadelas, são tão semelhantes as situações enfrentadas pelo ser humano, existindo vários estudos relevantes onde utiliza-se as fêmeas como modelo.

“A prevenção, sendo feita por meio da castração, e o diagnóstico precoce continuam sendo a melhor estratégia para combatê-la, pois desta forma evitamos a metástase”, explicou Ubiratan.

De acordo com médicos veterinários, a castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama.

Compartilhar:

  • Data: 05/02/2020 01:02
  • Alterado:05/02/2020 13:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados