Projeto que autoriza a integração em Mauá vai para a sanção do prefeito
A Câmara Municipal de Mauá aprovou em definitivo nesta quinta-feira (27/6), o Projeto de Lei que autoriza a assinatura do contrato de integração de ônibus com a CPTM.
- Data: 27/06/2013 18:06
- Alterado: 27/06/2013 18:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
A matéria foi aprovada pelos vereadores em duas votações, sendo necessária a realização de sessão extraordinária na Câmara nesta quinta-feira, uma vez que a última antes do recesso ocorreu na terça-feira (25/6). Agora, o projeto segue para ser sancionado pelo prefeito Donisete Braga.
“A proposta se insere em um plano de ações que buscam trazer mais economia ao usuário do transporte público, mas também a qualidade com a intensificação na fiscalização aos horários e cumprimento de itinerários”, comentou o prefeito Donisete Braga.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Paulo Eugenio, a integração dos ônibus com a linha 10 Turquesa da CPTM deve acarretar descontos de até 15% no preço das tarifas. Os passageiros pagam atualmente R$ 3 pelo bilhete unitário. A expectativa é que a integração passe a funcionar até dezembro deste ano.
O projeto propõe a integração das tarifas entre os serviços de transporte ferroviário metropolitano (trens) e os serviços públicos de transporte coletivo municipal (ônibus) sob gestão da Prefeitura. Atualmente, a concessão do transporte de passageiros por ônibus está sob a responsabilidade das empresas Leblon e Cidade de Mauá.
Sem ônus – O convênio não envolve investimentos diretos da Administração municipal nem custos aos usuários. Os equipamentos necessários serão custeados pelas concessionárias que operam o sistema municipal de transporte do município.
Os valores da integração são oriundos do valor da passagem paga pelo passageiro e deverão ser acertados por intermédio da câmara de compensação, promovida diretamente entre a CPTM e a empresa que opera o bilhete “Da Hora”. A função da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, é a de gerenciar e fiscalizar o sistema.