Projeto Praças da Cultura leva atrações para espaços públicos da periferia

Programação terá início neste fim de semana com números de circo, contação de histórias e números de dança

  • Data: 14/10/2022 10:10
  • Alterado: 15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Projeto Praças da Cultura leva atrações para espaços públicos da periferia

Praça

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o projeto Praças da Cultura. Essa é mais uma iniciativa da pasta de valorizando artistas da periferia, programando atrações gratuitas em praças e outros espaços públicos e abertos da cidade, preferencialmente, em regiões onde há pouca oferta de atrações. Até o final do ano, serão mais de 400 apresentações entre os meses de setembro a dezembro.

O projeto terá início neste final de semana. Cinco praças recebem apresentações nos dias 17 e 18: na Zona Leste, Praça do Morcegão (Praça Dilva Gomes Martins), Cohab 1, e Praça dos 3 Cocos e Praça 7 Cidade Líder, em Itaquera; na Zona Sul, Parque 7 Campos, em Cidade Ademar, e Parque Feitiço da Vila, no Campo Limpo.

A programação, diversificada, trás desde o circo dos Irmãos Becker e Cia Terrível até contações de história do Contos da Terra, passando pelas tradições populares do Maracatu Ouro Do Congo e o cortejo da Festa de Rei.

“Estamos levando cultura para espaços de convivência na periferia, valorizando os artistas e coletivos locais”, afirma a secretária Aline Torres. “É um projeto de descentralização da cultura e valorização da periferia, que vai deixar muita gente com um sorriso no rosto no final de semana.”

Confira a programação completa deste final de semana:

Dia 17/09/2022

Praça do Morcegão (Praça Dilva Gomes Martins – Subprefeitura da Penha)
Endereço: Rua Padre Manuel Barreto – Artur Alvim

14h – Catappum – Palavra do Guarda Chuva
Sinopse: Os atores e palhaços do Coletivo Catappum, Fagner Saraiva e Chico Vinícius, convidam o público para uma viagem nas palavras africanas que fazem parte do nosso cotidiano no Brasil e muitas vezes não sabemos a origem. Os palhaços utilizam para esta intervenção a literatura, a arte teatral com elementos poéticos e sonoros, proporcionando ao público uma experiência representativa no campo da arte negra. A atração criada pelos atores e palhaços do Coletivo Catappum, visa estimular as memórias e a descoberta do significado das palavras africanas utilizadas constantemente no Brasil. A música e a literatura são elementos para as aventuras poéticas na intervenção artística guiada pelos os palhaços.
Linguagem artística: Circo
Público: Infantil

15h30 – Família Barmú – Família Barmú
Sinopse: A Família Barmú é formada pelos irmãos colombianos Daniel Satin, Julian Granito e Camilo Muñoz, nascidos na periferia de Bogotá/Colômbia, que após longos anos distantes se reencontraram em 2019 na cidade de São Paulo. Neste espetáculo, o grupo apresenta um show cômico de mágica e música, que conduz o público por momentos de leveza, surpresas e risos!
Linguagem artística: Circo
Público: Livre

17h – Trupe Pé De Histórias – Cortejo Da Trupe
Sinopse: Um cortejo repleto de músicas conhecidas do universo infantil que passeia e convida todas e todos para uma viagem que percorre o teatro e o baile, tendo por princípio que toda criança traz a música dentro de si e se manifesta principalmente em sua corporalidade. Os ritmos, os movimentos, os gestos e os sons que vivem em seu ambiente são os educadores musicais.
Linguagem artística: Música
Público: Infantil

Praça da 3 Côco (Praça Francisco Daniel Lopes – Subprefeitura de Itaquera)
Endereço: Av Líder, altura do nº 1150 – Cidade Líder

14h – Gibiteca Balão – GB Itinerante
Sinopse: Há 8 anos criando espaços de convivência nerd, a Gibiteca Balão! realiza o GB- Itinerante, uma curadoria diversificada de quadrinhos: nacionais, estrangeiros, clássicos e contemporâneos, mangás, monitoria de jogos de tabuleiro modernos e prática do swoardplay(combate com espadas de espumas).
Linguagem artística: Literatura/ Geek
Público: Livre

15h30 – Cia Terrível – Inutensílio
Sinopse: “Inutensílio” é um espetáculo Circense permeado pela obra homônima do escritor Paulo Leminski. A Cia. Terrível trás para a cena seu mundo possível, o que julga ser seus inestimáveis inutensílios. Vanilla e Arguta entram em cena brincando de imaginar e subverter. Em uma atmosfera de celebração e contemplação da bobagem que passa por danças; técnicas de malabares com claves, bolas e facões; mini bicicleta e construções imagéticas. A obra nasce a partir das inquietações e reflexões das artistas sobre qual a função do riso e quem tem permissão para se divertir e abstrair. Convidando o público a devanear e entender o valor de seus próprios inutensílios.
Linguagem artística: Circo
Público: Livre

17h – Sonzando – Sonzando na natureza
Show SonZando na natureza “Os bichinhos! Passeio Musical para Primeira Infância” é um show musical para crianças e a família. Durante a apresentação acontecem brincadeiras de imitação, jogos rítmicos e corporais misturado as brincadeiras, jogos e histórias. Tudo isso com muita musicalidade utilizando o repertório folclórico e tradicional para ensinar brincando e brincar cantando, respeitando o tempo e os entendimentos dos pequenininhos , com muito amor e acolhimento a esta fase tão importante do desenvolvimento. Nestes trabalhos temos refletido muito sobre a acessibilidade e a importância de acolher todos. Neste propósito nos unimos a intérpretes de libras e incorporamos a nossa apresentação e ao modo Sonzando de fazer.
Linguagem artística: Música
Público: Infantil

Praça 7 (Praça Miguel Melo e Alvim – Subprefeitura de Itaquera)
Endereço: Av Líder, altura do nº 2500 – Cidade Líder

14h – Helena Black – A Princesa E A Costureira
Sinopse: Cíntia é uma princesa prometida em casamento desde a sua infância e através de um encantamento de sua fada madrinha, descobre que o verdadeiro amor vai além das convenções sociais.
Linguagem artística: Contação de Histórias
Público Infantil
15h30 – Grupo Rosas Periféricas – Ladeira das Crianças – Teatro Funk
Sinopse: No bonde da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem; tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. As histórias de crianças periféricas ganham a cena e revelam seus desejos e sonhos, embalados pelo ritmo do funk.
Linguagem artística: Teatro
Público Infantil

17h Edi Holanda – Musicriando Itinerante

Sinopse: Grupo formado por Edí Holanda e artistas, educadores e músicos que levam interatividade musical com música ao vivo para bebês, crianças e adultos, com brincadeiras musicais do universo infantil, folclórico, cultural, com canções de domínio público e autoral num formato de rodas dançantes , cantantes e interativas.
Linguagem artística: Música
Público: Infantil.

Parque 7 Campos – Subprefeitura Cidade Ademar

14h – Cia Menina Fulô – Dança Dentro
Sinopse : Dança Dentro é um espetáculo de dança que convida as crianças e familiares ao brincar em estruturas líquidas, sombras e objetos que tenham como metáfora o cordão umbilical, a bolsa amniótica e a placenta. Um espetáculo de dança que acontece na relação do estar dentro do útero materno
Linguagem artística: Dança
Público: Livre

15h30: Irmãos Becker – Show Dos Becker
Sinopse: A magia, os desafios, as alegrias e as risadas serão dobradas! Dessa vez são 4 os Irmãos Becker que vão mostrar o que mais gostam de fazer na vida: Malabarismo. Eles se imaginam fazendo parte de um programa de TV e nessa fantasia, os próprios irmãos são os apresentadores, os jurados e os artistas desse show que para a Mamãe Coruja Becker, já é um sucesso!
Linguagem artística: Circo
Público: Livre

17h – Coletivo Corpo Aberto – Revoada
Sinopse: Revoada é um espetáculo de Dança Teatro, nascido do vento. Corpos Pássaros, que se deslocam e realizam apresndizados de voo. Revoada faz ninho nos cachos, assovia poesia no pé do ouvido e germina flor na ponta dos dedos. É uma menina brincando com passarinhos no quintal, planejando o dia que conseguirá revoar com elas. Convite a um tempo que desacelere, morada que resiste à ansiedade.
Linguagem artística: Dança
Público: Livre

Parque Feitiço da Vila (Subprefeitura Campo Limpo)
Endereço: Rua Cortegaça, 25 – Campo Limpo

14h – Festa de Rei – Bumba Meu Boi
Sinopse: Show com a base musical oferece matracas para os participantes e ensinamento a cantiga da manifestação do bumba meu boi,todos os presentes compõem a manifestação e assim em coral juntos chamam o boi para entrar em cena e compor a brincadeira e depois sair em cortejo pelo espaço com o boi.

Linguagem artística: Música/ Cultura Popular
Público: Infantil

15h30 – Liga da Alegria – Cantigas para Dançar
Sinopse: A liga é composta por dançarinos e profissionais da periferia paulistana, e grande parte dos integrantes são professores de diversos gêneros musicais como: ballet clássico, jazz, hip hop, contemporâneo. A autenticidade do grupo se caracteriza em unir o universo dos super-heróis, a dança e o humor.
Linguagem artística: Música
Público: Livre

17h – Maracatu Ouro Do Congo – Vamos vencer na Fé de Obaluaiê
Sinopse: Corpos, Vozes e Tambores ecoam pela cura, rogam a clemência a ancestralidade. Precisamos sobreviver e “Vamos vencer, na Fê de Obaluaiê”, Orixá patrono do grupo, da zona Sul de São Paulo. Em apresentação vibrante e dedicada o grupo Maracatu Ouro do Congo traz a batida do Baque Virado, abrindo ao público seus trabalhos em 2022, na força do tambor e das tecnologias culturais afrodiaspóricas, a dança que saúda as Rainhas e Reis do Congo, a alegria de cantar nossa história e reverenciar nossos ancestrais, numa manifestação negra, trazendo pra rua o toque Nagô com as características das Nações do Bairro do Pina, Recife – PE.
Linguagem artística: Música/ Cultura Popular
Público: Livre

Compartilhar:

  • Data: 14/10/2022 10:10
  • Alterado:15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados