Projeto Jovens Caminhos promove mutirão de grafite em Mauá
Iniciativa do Instituto Gea com apoio da Petrobras, ação requalifica espaços e incentiva empreendedorismo entre jovens e adultos por meio da arte urbana
- Data: 30/06/2023 14:06
- Alterado: 30/06/2023 14:06
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Gea
Alunos do curso de Educação Artística/Grafite durante intervenção urbana.
Crédito:Divulgação
No dia 02 de julho, o Projeto Jovens Caminhos, uma iniciativa do Instituto Gea com apoio da Petrobras, realizará um mutirão de pintura e grafite nos muros da Escola Estadual Sada Umeizawa, em Mauá, região metropolitana de São Paulo. Com o apoio de um grupo de arte-educadores e experientes grafiteiros, os alunos do curso de Educação Artística/Grafite do Projeto Jovens Caminhos promoverão a pintura comunitária dos muros, embelezando a redondeza e requalificando espaços. Estudantes da escola e moradores da região também participarão da ação para que toda a comunidade tenha oportunidade de conhecer melhor esta arte democrática. Participam deste mutirão os artistas Carla Zepam, Lela Dutosca, Osbm, UDR, Fagundes, Gustavo Ramos e Smul.
O Projeto Jovens Caminhos qualifica profissionalmente jovens e adultos de comunidades de Mauá e Santo André para que eles encontrem oportunidades de emprego ou no empreendedorismo. Nascido nas ruas como forma de protesto, o grafite é uma manifestação cultural que também gera renda e atualmente decora fachadas de edifícios, interiores de empresas, espaços públicos e até objetos. “Na Petrobras, acreditamos que a educação é a principal ferramenta para inclusão social e melhoria das condições de vida das comunidades onde atuamos. Por meio do projeto Jovens Caminhos, vamos oferecer oportunidades de desenvolvimento para essas pessoas, proporcionando a chance de uma nova carreira, além de incentivar a arte e cultura”, afirma Marcela Levigard, Gerente de Projetos Sociais da Petrobras.
O curso de Educação Artística/Grafite, do Projeto Jovens Caminhos, teve início em maio deste ano e terá um total de oito turmas de aulas presenciais, com duração de três meses e meio cada. Os alunos recebem monitoria técnica para aprimorar o aprendizado adquirido e obter orientação profissional. “Nas duas turmas em curso temos alunos de todas as idades, que estão aprendendo a ver o grafite como uma forma de expressão e também de geração de renda”, afirma Ana Maria Luz, presidente do Instituto Gea.
Além do ensino técnico, os estudantes participam de oficinas de cidadania para levá-los à refletir sobre valores éticos e socioambientais. Outro curso que integra o Projeto Jovens Caminhos é o de Informática/Criação de Sites, com professores do Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Universidade de São Paulo (USP). Ao todo, 280 jovens e adultos serão capacitados pelo Jovens Caminhos em um período de dois anos.
Serviço:
Mutirão de grafite
Quando: 02 de julho (domingo)
Onde: E. E. Sada Umeizawa (R. Santa Rita, 56 – Mauá – SP)
Horário: 9h às 12h