Projeto FUMCAD contra o câncer infantil recebe apoio

A ACISA e contadores de Santo André apoiam o projeto que tem como um dos o objetivos ampliar o quadro de profissionais que atuam no Ambulatório da Faculdade de Medicina do ABC

  • Data: 19/09/2016 14:09
  • Alterado: 16/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Comunicação Fundação do ABC
Projeto FUMCAD contra o câncer infantil recebe apoio

Reunião com contadores garante apoio ao projeto FUMCAD da Oncologia Infantil

Crédito:

Você está em:

Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC acaba de ter seu registro inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André (CMDCA) para submissão de projetos e obtenção de recursos através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) de Santo André.

A partir de agora, a FUABC está autorizada a captar recursos financeiros junto a pessoas físicas e jurídicas, que podem destinar parte do imposto de renda a projetos relacionados à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O primeiro projeto aprovado é o do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC. Nesta segunda-feira (19/09), contadores de Santo André e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André, Evenson Robles Dotto, estiveram no campus universitário para conhecer melhor a iniciativa e já manifestaram interesse em participar das próximas etapas do projeto.

Humberto Sérgio Batella (HS Contábil), Zoilo de Souza Assis Júnior e Christiano Castellar (ambos da Atlanta Contábil), Glauco Pinheiro da Cruz (Candinho Contábil), Evanildo Francisco de Lima (Itapura Contábil), Celso Carlos da Silva (Sector Soluções Empresariais) e Roberta Gimenez (AutoWare) são alguns dos profissionais que compareceram à reunião na FUABC-FMABC. Também participaram o vice-diretor e o diretor Administrativo e Financeiro da Faculdade de Medicina do ABC, Fernando Fonseca e Murilo Dib, a presidente da FUABC e o diretor de Comunicação, Maria Aparecida Damaia e Joaquim Alessi, a equipe assistencial da Oncologia Pediátrica, o representante do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santo André, Gerson Luiz da Silva, e o membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André, Elder Pereira da Silva, entre outros convidados.

Terminada a reunião, foi realizada visita ao Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, quando os convidados puderam verificar de perto o trabalho realizado. Também houve tour pela Casa Ronald ABC, que funciona dentro do campus da faculdade e oferece hospedagem, alimentação e condições ideias de higiene para as crianças em tratamento e seus respectivos acompanhantes.

Por sugestão do presidente da ACISA, Evenson Robles Dotto, um novo encontro com os contadores será agendado na própria Associação Comercial e Industrial de Santo André, dessa vez aberto a profissionais de todas as cidades do ABC, com objetivo de discutir um plano de ação que permita mobilizar a população da região para a doação do imposto de renda ao FUMCAD.

FUMCAD – ONCOLOGIA INFANTIL

O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente tem como objetivo financiar projetos que garantam os direitos de crianças e adolescentes. Para isso, cidadãos e empresas podem destinar ao Fundo parte do Imposto de Renda devido ao Fisco Federal. Pessoas físicas podem direcionar até 6% do imposto, enquanto empresas podem doar até 1%. Os recursos do FUMCAD de Santo André são destinados à execução de programas, projetos e ações voltadas, justamente, para efetivação das garantias dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação do CMDCA.

O projeto FUMCAD da Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC prevê a ampliação do quadro de pessoal e contratação de profissionais que hoje atuam como voluntários, como psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, pedagoga e dentista, por exemplo. Além disso, está previsto o aumento da carga horária dos atuais colaboradores, o que terá impacto direto no aumento na capacidade de atendimentos no local.

 “Nosso credenciamento no FUMCAD representa importante passo para o desenvolvimento da Oncologia Pediátrica no ABC. Grandes centros do país, como o GRAAC e o Hospital de Barretos, conseguiram crescer e se tornaram referências nacionais graças a esse tipo de incentivo governamental, que não custa nada a mais para as empresas e pessoas físicas, mas que viabiliza muitos investimentos na ampliação da assistência à população e na qualificação dos serviços”, explica o oncologista infantil e coordenador do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC, Dr. Jairo Cartum, que acrescenta: “Os avanços na área da Oncologia são constantes e hoje as chances de cura para crianças e adolescentes com câncer chegam a 70%. Apesar dessa perspectiva positiva, o custo dos tratamentos é extremamente elevado, impondo limites financeiros à nossa capacidade de atendimento. Com o FUMCAD, buscamos tornar o serviço autossustentável, capaz de absorver toda a demanda de oncologia pediátrica da região do ABC”.

O primeiro projeto da Fundação do ABC aprovado no FUMCAD de Santo André, batizado “Novas perspectivas: expansão em recursos humanos e materiais para cuidados humanizados em oncologia pediátrica”, contempla, além de consultas com a equipe multidisciplinar, exames, medicações, infusão de quimioterapia e exames especializados com analgesia, entre outras atividades.

Compartilhar:

  • Data: 19/09/2016 02:09
  • Alterado:16/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Comunicação Fundação do ABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados