Projeto do vereador Jander garante a população no Conselho de Mobilidade
“A lei do conselho é de 2011, e ainda não existia o compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos, portanto, é necessário atualizá-la para que a população faça parte", disse Jander
- Data: 24/07/2019 13:07
- Alterado: 24/07/2019 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
Após a Câmara de São Caetano aprovar a lei que autoriza a implantação de patinetes ou bicicletas elétricas na cidade, o Vereador Professor Jander Lira apresentou projeto de lei para atualizar o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.
“A lei do conselho é de 2011, onde ainda não existiam o serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos, e, portanto, é necessário atualizá-la para que a população faça parte do Conselho Municipal e que este fomente o uso dessa energia e de outras fontes renováveis”, esclarece o vereador.
De fato, o Conselho de Mobilidade Urbana foi criado com o objetivo de estudar e propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável, mas o uso de “modais elétricos” (patinetes, bicicletas etc) é bem recente e não constava na lei nenhum artigo específico sobre isso.
Em São Caetano do Sul já existia a preocupação com as ciclovias, já tão tradicional na cidade, que começou pela faixa para bicicletas no canteiro central da Av. Pres. Kennedy. A lei do conselho instituía com o conceito de mobilidade urbana, a Rede Cicloviária, mas nenhuma palavra sobre o compartilhamento de modais elétricos.
O vereador Jander esclarece que seu Projeto de Lei visa “consolidar e atualizar a Lei, principalmente para o Conselho Municipal, que é composto também por moradores, apresentar suas propostas e necessidades”.