Projeto de Thiago Auricchio institui mês de combate ao câncer de mieloma múltiplo
Deputado estadual protocolou projeto de lei que institui a criação do Março Bergonha
- Data: 03/03/2022 14:03
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Projeto de Thiago Auricchio institui mês de combate ao câncer de mieloma múltiplo
Crédito:Divulgação
Um câncer que se desenvolve na medula óssea e a cada ano, no Brasil, registra mais de 15 mil novos casos. Esse é mieloma múltiplo, doença com prevalência em idosos, que é pouco divulgado e bastante desconhecido da população.
Com o objetivo de ampliar o acesso a informação e a descoberta precoce da doença, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) protocolou projeto de lei que institui a criação do Março Bergonha, mês dedicado a ações relacionadas a esse tipo de câncer.
“A identificação rápida doença, ainda em estágio inicial aliada ao encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado significa uma melhora do resultado terapêutico e prognóstico dos casos. Quando falamos de saúde, a informação é a principal ferramenta para o controle e combate das principais enfermidades”, pontua o deputado estadual.
O PL 404/2021 está em tramitação na Alesp, já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e agora está em fase de análise da Comissão de Saúde. A proposta prevê a realização anual, durante o mês de março, de campanha com ações educativas de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento do mieloma múltiplo nas unidades de saúde da rede pública do Estado.
“Tenho trabalhado junto aos demais parlamentares para que a gente consiga a aprovação desse projeto o mais rápido possível. É um projeto que pode contribuir de forma direta na vida das pessoas. Infelizmente, o câncer de mieloma múltiplo ainda é desconhecido por parte da população. Precisamos mudar esse cenário o mais breve possível”, conclui Thiago Auricchio.