Projeto de construção de parque ambiental no Serraria começa a ganhar corpo
Secretarias de Habitação e de Meio Ambiente de Diadema vistoriam espaço ao lado do futuro Atacadão junto do escritório de arquitetura responsável por projetar o equipamento
- Data: 11/05/2023 18:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Projeto de construção de parque ambiental no Serraria começa a ganhar corpo
Crédito:André Baldini
Técnicos das Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente e Serviços Urbanos fizeram na manhã desta quinta-feira (11) a primeira vistoria em conjunto com o escritório de arquitetura que irá desenvolver o projeto de construção de um parque de educação ambiental ao lado do Atacadão do Serraria, na área que abrigou o sítio do renomado jurista Miguel Reale.
A construção do parque e do Atacadão foi possível graças a um inovador projeto conduzido pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema, o PIU (Projeto e Área de Intervenção Urbana), que foi assinado no fim do ano passado pelo prefeito José de Filippi Júnior e estruturou juridicamente uma solução para a área verde, aliando preservação ambiental com desenvolvimento econômico.
O escritório Boldarini Arquitetos Associados foi contratado pelo Atacadão para desenvolver um projeto de construção de um parque de caráter educativo e ambiental que preserve a casa onde vivia o jurista Miguel Reale – a residência é tombada como patrimônio histórico pelo IPHAC (Interesse Paisagístico, Histórico, Artístico e Cultural). O Atacadão responderá pela construção do parque.
Marcos Boldarini, responsável pelo escritório, disse que haverá mapeamento paisagístico da área, com avaliação das espécies de vegetação local, bem como será realizado laudo estrutural da casa. “A intenção é integrar todo o espaço, com trilhas para dentro do parque e uma revitalização da casa”, ponderou.
Boldarini é responsável por série de projetos de urbanização e revitalização de espaços públicos, como o Cantinho do Céu, no Grajaú, Zona Sul de São Paulo; e a Orla Marítima de Ilha Comprida, no Litoral de São Paulo, por exemplo.
Secretário de Habitação de Diadema, Ronaldo Lacerda acompanhou a vistoria e destacou a importância da preservação de uma área verde em um dos bairros mais adensados da cidade.
“O PIU Serraria permitiu que a gente constituísse um arranjo ousado e inovador, com um parque com ampla área de vegetação. É um exemplo de mecanismo que queremos adotar em outras áreas da cidade, para garantir geração de emprego e aumentar o espaço verde em Diadema”, avaliou.
O parque ocupará 29 mil metros quadrados dos 47 mil metros quadrados do terreno localizado entre as avenidas Dona Ruyce Ferraz Alvim e Nossa Senhora das Graças.