Projeto “Cuidar de Quem Cuida” põe em pauta “Existências Negras”

Atividade reforça a importância da educação buscando inclusão e respeito ao próximo

  • Data: 17/02/2023 09:02
  • Alterado: 17/02/2023 09:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano
Projeto “Cuidar de Quem Cuida” põe em pauta “Existências Negras”

Crédito:Natalia Boska

Você está em:

Para estimular a integração e reforçar a importância dos pais em conseguir um tempinho na agenda para desfrutar de bons momentos com seus filhos, o Sesc São Caetano oferece o ciclo de ações para primeira infância e seus cuidadores de referência “Cuidar de Quem Cuida “, que propõe sensibilizar reflexões com enfoque nos atos de cuidar aos cuidadores de bebês e crianças de 0 a 6 anos. As atividades são abertas ao público, gratuitas e ocorrem aos sábados, de 25 de fevereiro a 25 de março no Espaço de Brincar, local que recebe programação dedicada às crianças.

O projeto tem como ideia compreender o universo dos pequenos para o reforço dos laços mais íntimos entre pais e filhos. É comum que não seja possível que os pais participem o tempo todo das brincadeiras com as crianças, e mesmo que ela tenha a capacidade de se divertir sozinha, a participação nessas atividades é essencial para a segurança infantil e para seu sentimento de pertencimento, pensando que todos estejam incluídos nesse momento lúdico, em uma atividade que pode ser incorporada ao cotidiano familiar.

Nessa edição, almeja-se a discussão inclusiva sobre as “EXISTÊNCIAS NEGRAS” com o ciclo de encontros “Maternidade Preta” com questões que abordam a maternidade a partir de um convite de reflexão em torno de diferentes nuances sobre a temática. Como fazer junto, convidando para mudanças de atitudes e posturas no cuidar e por sequência na formação das crianças? Os encontros, que terão a participação das convidadas Thais Dias, Priscila Obaci,  Xan Ravelli e mediação de Ana Paula Quirino, ocorrerão de 25/2, 11 e 25/3, sábados, das 10h às 11h.

A partir das 11h, de 11/3 a 1/4. A proposta é de duas horas em práticas de posturas corporais, embasada nos “Encontros Keméticos” (yoga africana), buscando a sensibilização do cuidado de si mesmo até chegarmos no cuidado com o outro. Depois seguir para uma dinâmica em roda de conversa que estimule o pensar, o falar e o agir numa educação inclusiva para as crianças. A atividade, que será conduzida pela atriz, educadora e pesquisadora Maria Baú, e necessita de inscrição prévia pelo www.sescsp.org.br/inscricao

Caxixis, cabaças, colheres de pau, livros sem palavras, caixinhas surpresas, folhas secas, tecidos, entre outros materiais, estarão disponíveis dia 4/3, das 9h30 às 17h, na “Instalação sensorial Luderê para bebês” um espaço afrolúdico, onde as crianças terão a possibilidade de livre exploração sensorial e sonora. Bebês e crianças pequenas são naturalmente curiosas, exploradoras, pesquisadoras e, oportunizando a beleza da descoberta por meio de diferentes situações de exploração, a diversidade de experiências contribuirá para ampliar as possibilidades de um desenvolvimento pleno e ativo.

Por meio da ludicidade e da literatura, dias 4 e 18/3, das 11h às 12h, a oficina “Brincadeiras Africanas de Weza” pretende levar crianças e suas famílias a conhecerem alguns países do continente africano por meio de suas brincadeiras, inspirados pelo livro “As Brincadeiras Africanas de Weza”, de autoria do coletivo Luderê Afrolúdico. Conjuntamente com as brincadeiras serão feitos momentos de diálogos com as crianças em que buscaremos desmistificar alguns mitos sobre o continente.

Dias 11 e 25/3, das 11h às 12h, a oficina de artes “Que Cor é a minha Cor?” oferece às crianças a possibilidade de, por meio da mistura de cores de tintas, chegar à tonalidade da sua própria pele. O objetivo dessa oficina é apresentar às crianças que cada pele tem a sua própria cor, estabelecendo um diálogo a respeito da construção da nação brasileira que envolveu diferentes povos e, portanto, diferentes cores. Conversaremos sobre a importância e as contribuições dos diferentes povos que vieram para o Brasil, focalizando a história dos negros bantus e nagôs que contribuíram para a construção da nação brasileira. 

SERVIÇO: 

Sesc São Caetano

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul

Dias: sábados de 25 de fevereiro a 25 de março

Horário: verificar na programação

Recomendação etária: livre

Ingressos: Grátis

inscrições: www.sescsp.org.br/inscricao

Compartilhar:

  • Data: 17/02/2023 09:02
  • Alterado:17/02/2023 09:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados