Projeto Coração de Estudante é pioneiro no mundo

Mais de 2.800 jovens de São Caetano participam das atividades do Dia do Coração na Escola

  • Data: 10/10/2013 18:10
  • Alterado: 10/10/2013 18:10
  • Autor: Alexandre Costa
  • Fonte: PMSCS
Projeto Coração de Estudante é pioneiro no mundo

Crédito:

Você está em:

O projeto Coração de Estudante, que desenvolve em São Caetano do Sul uma série de atividades de conscientização sobre os riscos de doenças cardiovasculares e a necessidade da adoção de hábitos saudáveis, chegou a sua maior adesão em 2013. Mais de 2.800 jovens participaram das atividades do Dia do Coração na Escola, realizadas em dez escolas municipais no dia 3 de outubro e em outras nove nesta quinta-feira (10/10), com direito a cerimônia de encerramento na Escola Municipal de Ensino (EME) Prof.ª Alcina Dantas Feijão. A iniciativa faz parte do pioneiro programa Coração de Estudante, fruto de uma parceria da Prefeitura com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo/Regional ABCDM (Socesp-ABCDM) – estudantes da Liga de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC também participam do projeto.

“Este projeto desenvolvido em São Caetano é pioneiro no mundo. Ele leva às crianças e jovens informações sobre os fatores de risco de doenças cardiovasculares, em um trabalho de prevenção que tem como objetivo maior salvar vidas”, explicou a cardiologista Carla Lantieri, coordenadora geral do projeto Coração de Estudante. O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos no sucesso da ação, que contou com a participação de voluntários das secretarias municipais de Educação, Saúde, Esportes e Cultura. “O Coração de Estudante é muito importante para o futuro destes jovens. A cidade de São Caetano agradece por esta ação.”

O presidente da Socesp-ABCDM, Silvio Cembranelli Neto, conversou com os alunos do 1º ano do Ensino Médio que participaram do Dia do Coração na EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão. “Esperamos que vocês se transformem em multiplicadores das informações que receberam hoje. Surpreendam seus pais com mudanças em seus hábitos – pequenas coisas podem fazer uma grande diferença em sua qualidade de vida”, destacou o cardiologista, lembrando que o infarto é a principal causa de mortes no Brasil, seguido pelo acidente vascular cerebral – ambos relacionados a fatores de risco como sedentarismo e obesidade. “Em nome da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo quero agradecer a São Caetano pela oportunidade de realizarmos este trabalho.”

DIA DO CORAÇÃO – A Socesp capacitou 151 monitores neste ano para atuarem no projeto Coração de Estudante. Eles foram os responsáveis por levar às 19 escolas participantes as ações de conscientização sobre o tema: em cada unidade escolar os jovens foram divididos em cinco equipes, que se revezaram em cinco salas temáticas: multimídia, onde os estudantes responderam questões relacionadas a estilos de vida saudáveis; nutrição, na qual receberam orientações sobre alimentos que auxiliam e outros que prejudicam a saúde do coração; relaxamento, para conhecerem técnicas que aliviam o estresse; esportes, com brincadeiras que tinham como objetivo orientá-los para os riscos do sedentarismo; e teatro, tendo a oportunidade de usar a criatividade para passar a mensagem da necessidade dos cuidados com o coração.

A secretária da Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, destacou que as escolas do município estarão sempre de portas abertas para projetos em benefício dos estudantes. “É muito gratificante ver nossas escolas envolvidas em ações como essa. O conhecimento sobre os hábitos saudáveis de vida tem de ser propagado, e nossos jovens certamente terão um papel importante nisso”. A mesma opinião é compartilhada pelo médico Luciano Xavier, da Secretaria de Saúde, um dos responsáveis pelo Coração de Estudante. “Os jovens têm um peso muito grande em suas famílias, podem influenciar no comportamento dos parentes.”

Os secretários de Esportes e Turismo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, e Cultura, Jander Cavalcanti de Lira, também marcaram presença no encerramento do Dia do Coração na EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão. A escola recebeu ainda a visita dos médicos Tânia Martinez, do InCor; Arthur Pinheiro, de Belo Horizonte; e Marileia Scartezini, de Curitiba, que conheceram o projeto pioneiro implantado em São Caetano com a intenção de levá-lo a outras localidades.

Compartilhar:
1
Crédito:Eric Romero/PMSCS Monitores e coordenadores do projeto Coração de Estudante
1
Crédito:Eric Romero/PMSCS Prefeito Paulo Pinheiro e Carla Lantieri
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 10/10/2013 06:10
  • Alterado:10/10/2013 18:10
  • Autor: Alexandre Costa
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados