Projeto Coração de Estudante capacita monitores em São Caetano
O projeto Coração de Estudante, que leva às crianças de São Caetano do Sul informações e atividades de conscientização sobre os riscos de doenças cardiovasculares e a necessidade de hábitos saudáveis de vida, formou cerca de 200 monitores para suas atividades neste sábado (24/8), no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda […]
- Data: 27/08/2013 13:08
- Alterado: 27/08/2013 13:08
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Crédito:
O projeto Coração de Estudante, que leva às crianças de São Caetano do Sul informações e atividades de conscientização sobre os riscos de doenças cardiovasculares e a necessidade de hábitos saudáveis de vida, formou cerca de 200 monitores para suas atividades neste sábado (24/8), no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns. A atividade foi realizada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo/Regional ABCDM (Socesp-ABCDM), parceira da Prefeitura de São Caetano no projeto.
“O curso foi muito proveitoso. Os monitores formados neste sábado serão os responsáveis por promover o Dia do Coração na Escola, no mês de outubro, em 19 escolas municipais de São Caetano”, explicou o médico Luciano Xavier, da Secretaria Municipal de Saúde. Ele é o responsável pela interlocução da Prefeitura com a coordenadora geral do projeto Coração de Estudante, a cardiologista Carla Lantieri. Além da Secretaria de Saúde, participaram da iniciativa servidores da Educação, Esportes e Cultura.
De acordo com Carla Lantieri, após receberem as orientações do Coração de Estudante as crianças têm a chance de adotarem práticas mais saudáveis de vida, além de se tornarem multiplicadoras das informações para a família e amigos. A intenção do projeto é trabalhar com a conscientização para os riscos cardiovasculares muito antes das doenças coronarianas aparecerem, sempre alertando para os sete principais fatores de risco para as doenças do coração: obesidade, sedentarismo, estresse, tabagismo, dislipidemia (aumento dos lipídios – gordura – no sangue), hipertensão arterial e diabetes.