Projeto Comjuv nas Escolas é retomado com semana dedicada à abolição

Projeto apresentará em algumas escolas de São Caetano a palestra “Se liga no negro drama!”, ministrado pelo professor Alessandro Lima

  • Data: 13/05/2013 10:05
  • Alterado: 13/05/2013 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS
Projeto Comjuv nas Escolas é retomado com semana dedicada à abolição

Brasileira atropela sete pessoas e mata duas jovens na Itália

Crédito:

Você está em:

 

O Comjuv nas Escolas é um programa municipal que leva temas culturais e atuais aos jovens do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). É realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul e pela Coordenadoria Municipal da Juventude (Comjuv) da cidade.

Por ocasião do 13 de maio, dia da abolição da escravatura, o projeto apresentará em algumas escolas de São Caetano a palestra “Se liga no negro drama!”. O evento, fechado, é ministrado pelo professor Alessandro Lima (da Cultura) e Levi Domingos (da Universidade de São Paulo – USP), dentro da Semana da Abolição.

Nos dias 13 e 14 de maio (segunda e terça), a palestra estará na EE Edgard Alves da Cunha, no bairro Fundação. Na quarta, dia 15, estará na EE Laura Lopes, na Prosperidade.

O objetivo é, por meio de debates, vídeos e músicas, despertar a consciência do jovem acerca da cultura afro-brasileira. Segundo o palestrante professor Alessandro Lima, “por excesso da abordagem eurocêntrica ou por ignorância mesmo, a questão negra ainda é mal compreendida, gerando preconceitos e violências como bullying”.

A palestra aborda não só temas como racismo, cotas raciais, negritude, africanidade, mas também: primeiro emprego, gravidez na adolescência, orfandade, cooperação, cidadania, diversidade cultural, poesia, black music. Para Alessandro, “certos assuntos limítrofes entre uma disciplina e outra são, muitas vezes, protelados ou secundarizados, seja por gerar uma ‘zona de desconforto’ na grade curricular organizada por disciplinas, seja por ausência de formação docente específica”.

Articulando o senso crítico do estudante para temas da atualidade, as palestras da Semana da Abolição preparam o aluno para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), para redações, vestibulares, trabalhos científicos, concursos.

Além das exigências do MEC, Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Estatuto da Juventude, Unesco, Direitos Humanos, a Secretaria de Cultura de São Caetano almeja fortalecer o vínculo entre Educação e Cultura.

Aboli Som – A Semana da Abolição terá um encerramento musical: o Aboli Som, aberto ao público em geral no Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320 – Bairro São José), a partir das 14h30. O evento contará com apresentações do mestre Gêra (capoeira), Fernando Guedes (com Mandarino Júnior e grupo OYA), Rose Calixto e Osvaldo Pepê, grupo Samba é meu dom e Salete Nascimento.

O objetivo é valorizar identidades étnicas e diversidades socioculturais presentes, sobretudo, em bairros que fazem fronteira com São Paulo (São José, Fundação, Prosperidade). Mais informações pelos telefones 4232-1237 e 4232-1294.

Compartilhar:

  • Data: 13/05/2013 10:05
  • Alterado:13/05/2013 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados