Projeto Barba, Cabelo e Coração leva profissionais de saúde para conscientizar população
Associação inicia projeto piloto no Grajaú, Zona Sul de São Paulo com o objetivo de levar informação sobre os riscos de doenças cardíacas
- Data: 29/10/2021 09:10
- Alterado: 29/10/2021 09:10
- Autor: Redação
- Fonte: ABRAF
Projeto Barba
Crédito:Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A ABRAF (Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas) acaba de lançar o projeto Barba, Cabelo e Coração, inspirado em um estudo internacional que mostrou que o paciente de insuficiência cardíaca, quando referenciado por alguém de confiança, tende a dar mais atenção à doença . Esse estudo propôs a intervenção de profissionais de saúde em barbearias para aferição da pressão arterial e compartilhar informações sobre os riscos de doenças cardíacas.
O local foi escolhido por ser um espaço de afeto e de confiança. Com o projeto, a Associação quer falar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento e oferecer informação de saúde fora dos consultórios médicos e dos hospitais. “Para estarmos próximos das pessoas que têm insuficiência cardíaca, temos de nos comunicar melhor com elas, temos de ouvir as suas histórias, honrar os seus saberes e entender do que necessitam”, destaca Flávia Lima, presidente da ABRAF.
O projeto piloto do Barba, Cabelo e Coração acontecerá no Grajaú, em São Paulo. Durante três meses, um profissional de saúde ligado à ABRAF estará em salões e barbearias da região para aferir gratuitamente a pressão, a glicose e a oxigenação, e conversar com as pessoas sobre os fatores de risco para a insuficiência cardíaca, como hipertensão, diabetes, sedentarismo e infarto.
“Acreditamos que o terceiro setor tem o papel também de atender essa carência de informação. Talvez esta seja uma lacuna: educação em saúde, prevenção e diagnóstico precoce da insuficiência cardíaca. Nossa ideia é fazer o projeto piloto no Grajaú e replicá-lo posteriormente. Estamos em busca de parcerias com Secretarias de Saúde de diversos estados, pois esta pode ser uma forma de chamar a atenção para a insuficiência cardíaca e influenciar em políticas públicas”, diz a presidente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, três milhões de pessoas têm insuficiência cardíaca no Brasil. Uma doença grave, de alta prevalência e de grande conhecimento da área médica. Mas, ainda assim, trata-se de uma patologia pouco divulgada e conhecida pela sociedade.
Chama a atenção o fato de a insuficiência cardíaca ser causa de um alto índice de internação e de mortalidade. Há 50% de chance de morte em cinco anos após o diagnóstico. Um número muito expressivo quando falamos de uma doença para a qual há tratamento para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença.
Serviço:
??LOCAL: REDE NÓIS POR NÓIS GRAJA HUB / MESTIÇA AFRO HAIR
ENDEREÇO: Rua Populina, 30, Conj. Habitacional Brig. Faria Lima, Grajaú, São Paulo
LOCAL: SR. PRUDENTE BARBEARIA
ENDEREÇO: Av. Dona Belmira Marin, 1571, Grajaú, São Paulo – SP
LOCAL: ZECA SIDERADOS BARBER SHOP
ENDEREÇO: Av. Dona Belmira Marin, 910, Grajaú, São Paulo – SP
LOCAL: MIRA CABELEREIRO
ENDEREÇO: Av. Antônio Carlos Benjamin dos Santos, 489, Grajaú, São Paulo – SP
LOCAL: YUMÊ HAIR
ENDEREÇO: Rua Marubó, 26, Jardim Kika, Parque América, São Paulo – SP