Projeto AR-te traz performances de Flavia Junqueira e Thiago Cóstackz

Evento aberto ao público acontece nesse domingo, 13, às 11h, no museu Casa das Rosas

  • Data: 10/11/2022 09:11
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Projeto AR-te traz performances de Flavia Junqueira e Thiago Cóstackz

Air Head

Crédito:Divulgação

Você está em:

Integrantes do grupo de artistas que participam do AR-te – projeto multimídia de intervenções urbanas com temática ambiental, em cartaz até 20 de novembro em diferentes pontos da cidade de São Paulo -, Flávia Junqueira e Thiago Cóstackz fazem uma apresentação especial neste domingo, 13, às 11h, no museu Casa das Rosas (Av. Paulista, 37).

Baseada em suas obras icônicas que têm como elemento central os balões coloridos para formar a fotografia encenada e tridimensional em espaços abertos, Flávia Junqueira criará uma nova intervenção, levando a sua instalação “Revoada” para dialogar com a obra “Amazônia, Lago Janauari, Árvore Samaúma”, já instalada na Casa das Rosas para a exposição AR-te.

Já a performance do artista plástico multimídia Thiago Cóstackz, que também assina a curadoria do projeto, envolverá dança cerimonial e leitura dramática de poemas com temática ambiental e indígena. A performance, intitulada “SY Ibirapi”, que significa “a mãe da árvore primeira” em Tupi Antigo, já foi encenada por Cóstackz em um iceberg no Oceano Glacial Ártico e também na Universidade Sorbonne Nouvelle de Paris.

Oficina – Na segunda-feira, 14.11, das 14h às 17h, no Parque da Água Branca, Thiago Cóstackz conduz outro evento aberto ao público para ampliar a reflexão sobre a poluição do ar e questões ligadas à crise climática, que é a proposta central do projeto AR-te. O artista ministrará palestra e oficina gratuita, na qual participantes de todas as idades serão convidados a desenvolver alguma arte que possa materializar suas leituras sobre a gravidade dos problemas ambientais. (Av. Francisco Matarazzo, 455).

Além de Flávia Junqueira e Thiago Cóstackz, participam do AR-te os artistas visuais Priscila Barbosa, Alex Senna e Pedro Varela, com obras que não apenas fazem apenas alertas ambientais, mas também evocam facetas poéticas que envolvem o ar. O público pode conferir, até 20 de novembro, as intervenções urbanas instaladas nos parques Água Branca, Burle Marx, Bruno Covas, além de museu Casa das Rosas e Escola Estadual Dom Paulo Loureiro. O AR-te foi idealizado pela Mina Cultural e por Thiago Cóstackz, com patrocínio da Air Liquide Brasil. Ao final da mostra as obras serão doadas a instituições ligadas à preservação do ar e valorização de comunidades tradicionais como a Associação Rural Indígena de Rio dos Índios, no Vale do Ceará-Mirim/RN.

Serviço: Exposição AR-te, visitação até 20/11, com entrada gratuita

Casa das Rosas – “Amazônia, Lago Janauari, Árvore Samaúma”, Flávia Junqueira (dimensões: 2,90 cm x 3m); e “Air Head”, de Thiago Cóstackz

Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo

Aberto todos os dias, das 7h às 22h

Parque da Água Branca – “Uma Combustão de muitos corpos”, Priscila Barbosa (dimensões: 3m x 2m x 60cm)

Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo

Aberto todos os dias das 6h às 20h

Parque Burle Marx: “Natureza Interrompida”, de Thiago Cóstackz

(dimensões: 160cm, por 120cm x 90cm)

Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade – São Paulo

Aberto todos os dias, das 7h às 19h

Parque Linear Bruno Covas – “Nuvem”, Pedro Varela

(dimensões: 5m x 2m; técnica)

Av. Magalhães de Castro, 12001 – Cidade Jardim, São Paulo

Aberto todos os dias 24 horas, horário recomendado para visitação: 6h às 18h

Escola Estadual Dom Paulo Rolim Loureiro – “Neblina”, Alex Senna (dimensões: 9m x 3m)

Av. Domingos Fanganielo, 251 – Pte. Grande, Guarulhos

A obra fica em muro externo da escola e a visitação pode ser todos os dias

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação Air Head

  • Data: 10/11/2022 09:11
  • Alterado:15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados