Projeto Albatroz é reconhecido pelos 30 anos de dedicação à conservação marinha no Brasil

Instituição que atua com pesquisa e educação ambiental em cinco estados brasileiros foi reconhecida no XI Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza

  • Data: 29/03/2021 15:03
  • Alterado: 29/03/2021 15:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Projeto Albatroz
Projeto Albatroz é reconhecido pelos 30 anos de dedicação à conservação marinha no Brasil

Crédito:Fabiano Peppes

Você está em:

Um grande barco de espinhel que trabalhava com a pesca de atum desembarcou no Porto de Santos (SP), em 1990, trazendo a bordo um pesquisador com albatrozes e petréis mortos durante a interação com os anzóis pesqueiros. Ao desembarcar, levou-os ao laboratório do Museu de Pesca da cidade, onde uma jovem bióloga apaixonada por aves recebeu as amostras. Este encontro mudou para sempre a trajetória de conservação das aves marinhas no Brasil.

Esta poderia ser a sinopse de um filme de Hollywood, mas é o início da história do Projeto Albatroz. E a jovem bióloga é Tatiana Neves, fundadora e diretora geral da instituição nos últimos 30 anos. Desde então, o Projeto Albatroz se pauta pela conservação da biodiversidade marinha e a sensibilização de pescadores – seus principais parceiros -, estudantes e professores sobre a importância dos albatrozes e petréis. Para coroar este trabalho tão importante, a instituição recebeu seu primeiro prêmio de relevância nacional para a conservação. O XI Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza foi entregue em janeiro pela Revista Ecológico, e é considerado uma das maiores premiações em homenagem ao meio ambiente no país.

A premiação busca reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país. Inscrito em duas categorias, Melhor Exemplo em Biodiversidade (Água, Ar, Flora e Fauna) e Melhor Exemplo em Educação Ambiental, a dimensão do trabalho do Projeto Albatroz em outras áreas fez com que fosse promovido pela comissão julgadora à nova categoria, Destaque Nacional.

Para Tatiana Neves, o prêmio é um grande marco na trajetória da instituição. “Para nós foi uma grande honra receber este prêmio como Destaque Nacional em um país como o nosso, recheado de organizações e iniciativas incríveis em prol ao meio ambiente. Além disso, ganhar o Prêmio Hugo Werneck  fortalece nosso reconhecimento junto à sociedade, patrocinadores e parceiros trazendo ainda mais força para nossas ações”.

Gerente de educação ambiental da instituição, Cynthia Ranieri comenta que o prêmio vai ajudar a dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ e também ao Coletivo Jovem Albatroz que, juntos, sensibilizam mais de mil pessoas anualmente. “Ele nos dá ainda mais energia para seguir adiante com este importante trabalho, tão desafiador neste período de pandemia em que foi preciso nos reinventar”.

Desde 2006, o Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e, desde 2012, integra a Rede Biomar, junto com os projetos Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar. Acompanhe-os nas redes sociais para conhecer mais sobre suas ações de preservação de espécies marinhas

Compartilhar:

  • Data: 29/03/2021 03:03
  • Alterado:29/03/2021 15:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Projeto Albatroz









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados