Programação de novembro da Casa Museu Ema Klabin
Músicas produzidas para filmes e seriados, palestra sobre fotografia, exposição e Bazar da Cidade são algumas das atrações
- Data: 11/11/2022 11:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Casa Museu Ema Klabin
Jardim da Casa Museu Ema Klabin
Crédito:Divulgação
Em novembro, a Casa Museu Ema Klabin vem com uma série de atrações para toda a família. Serão apresentações musicais, palestra sobre fotografia analógica e digital, exposição, visitas mediadas e o Bazar da Cidade que traz produtos artesanais de diversas regiões do País, opções gastronômicas e atrações culturais.
A programação conta com atividades presenciais e outras que podem ser apreciadas de forma online. Todas as atividades têm entrada franca.
Confira a programação:
Fotografias analógicas ou digitais?
No dia 9 de novembro, das 19h às 21h, quem gosta de fotografia pode assistir a palestra online “Deslocamentos da fotografia na arte contemporânea – do analógico ao digital”. O encontro ministrado pela pesquisadora de História da Fotografia do Departamento de História da Arte da UNIFESP, Virginia Gil Araujo, fará uma análise comparativa das fotografias analógicas e digitais, destacando as fotografias analógicas dos Parques Nacionais (EUA) produzidas pelo fotógrafo, professor e ambientalista norte-americano Ansel Adams (1902-1984), e as imagens digitais produzidas pela fotógrafa brasileira Denise Adams. Com 95 vagas gratuitas, a palestra será realizada pela Plataforma Zoom e as inscrições podem ser feitas no
Músicas de filmes e seriados
No dia 12 de novembro, às 17h, o grupo do CoralUSP, Sul Fiato, apresenta o espetáculo Trilha Sonora sob a regência de Paula Christina Monteiro pelo programa Tardes Musicais. O repertório vai da música clássica à música popular brasileira e estrangeira para o universo de músicas produzidas para filmes e seriados. No repertório, clássicos como: What a wonderful world – Louis Armstrong, do filme Good Morning Vietnam, (Arr. Derrick Kempster); Gabriel’s oboe – Ennio Morricone, do filme A Missão (Arr. Paulo Rowlands); Trilhas de seriados norte-americanos, das séries Batman e Jeannie é um Gênio (Arr. Damiano Cozzella); Tonight – Leonard Bernstein, do filme Amor, sublime amor; e O que será – Chico Buarque de Hollanda, do filme Gabriela, Cravo e Canela (Arr. Leilor Miranda). A apresentação será presencial, com 100 lugares preenchidos por ordem de chegada.
Arte
Para quem aprecia artes plásticas, no dia 17 de novembro, das 19h às 20h, a pesquisadora Mirtes Marins de Oliveira ministra a palestra Revirar o museu: exercícios para reinterpretar a Coleção Ema Klabin. A programação está dividida em dois momentos e formatos: o primeiro, a palestra online sobre a iniciativa do museu em revirar sua coleção em novas perspectivas narrativas e o segundo, no sábado 19 de novembro de 2022, das 10h às 12h, uma visita dialogada no espaço da casa museu. São 95 vagas (dia17) e 20 vagas (dia 19), inscrições no site.
Quarteto de cordas e o quinteto de sopros da Academia de Música da Osesp
No dia 19 de novembro, às 17h, em parceria com a Fundação Osesp, o quarteto de cordas e o quinteto de sopros da Academia de Música da Osesp se apresentam pelo programa Tardes Musicais. No repertório, obras de Mozart, Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Carlos Gomes, entre outros. São 100 lugares presenciais e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin.
Exposição ReviraVolta
Até dezembro, o público pode visitar a exposição ReviraVolta, com curadoria de Paulo de Freitas Costa, que apresenta obras importantes que nunca foram expostas, além de obras da coleção reposicionadas pelos ambientes da casa museu. O público pode realizar uma série de visitas livres ou mediadas que podem ser conferidas no site da casa museu.
Os programas musicais, palestras e a exposição ReviraVolta contam com o patrocínio da Klabin S.A.
Bazar da Cidade
No sábado, 26 de novembro, das 10h às 20h e domingo, 27, das 10h às 18h, acontece o Bazar da Cidade no jardim da Casa Museu Ema Klabin, projetado por Roberto Burle Marx. Uma diversidade de produtos artesanais estará à venda, além de opções gastronômicas e atrações culturais. O evento mensal acontece até dezembro e tem entrada franca.
Palestra
No dia 30 de novembro, das 19h às 21h, a conservadora-restauradora do Museu Nacional/RJ, Luiza Batista, ministra a palestra “A linha tênue entre o visível e o invisível: um olhar sobre as transparências nos museus”. A partir de pesquisas e de estudos de caso da museografia de algumas exposições, entre elas a exposição ReviraVolta, em cartaz na Casa Museu Ema Klabin, a palestrante abordará como a estética da transparência se apresenta em contextos expográficos. São 95 vagas e inscrições no site.
Serviço:
Casa Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP
Entrada franca