Profissionais do Quarteirão da Saúde são premiados em Congresso de Oftalmologia

Evento realizado em Campinas contou com a participação de médicos de referência em diversas subespecialidades da área

  • Data: 10/07/2023 20:07
  • Alterado: 31/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Profissionais do Quarteirão da Saúde são premiados em Congresso de Oftalmologia

Crédito:Divulgação PMD

Você está em:

O dia 10 de julho é considerado o Dia Mundial da Saúde Ocular e Diadema tem bons motivos para comemorar: o município acaba de receber dois prêmios no XXII Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia (SOCA), evento promovido pela Sociedade Caipira de Oftalmologia, pelos trabalhos prestados no Ambulatório de Oftalmologia do Quarteirão da Saúde.

Segundo a médica oftalmologista Dra. Marta Sartori, coordenadora do serviço de residência do Ambulatório de Oftalmologia do Quarteirão da Saúde, é motivo de alegria e satisfação o município ter o trabalho de ensino e o assistencial valorizado e reconhecido pelos demais profissionais da área.  “A gente fica muito feliz quando vê nossos residentes apresentando um caso que tenha reconhecimento, principalmente porque o serviço de residência em oftalmologia no Quarteirão da Saúde é novo. Nosso objetivo é mostrar para esse público, mais seleto e científico, que estamos fazendo um trabalho com critério e seguindo todos os preceitos. Ser reconhecido entre os colegas que fazem atendimento, ensino e medicina de qualidade, nos deixa ainda mais satisfeitos e na certeza que estamos no caminho certo”.  

Ao todo, Diadema levou ao Congresso – realizado entre os dias 29, 30 de junho e 1º de julho em Campinas -, seis trabalhos com relatos de casos atendidos pelo serviço especializado. São eles: “Cadê a LIO: Tá alí, uai…”; “Parece…mais num é”; “Passou batido?”; “Apenas um olho preguiçoso”; “Ia sarar devagar, mas vai sarar quando?”; “Óiaaaa…Tô vendo mesmo!!!”. Todos os trabalhos foram apresentados e avaliados por uma banca de especialistas. Eles foram avaliados em critérios como contribuição científica, originalidade/objetividade, qualidade das imagens (qualidade artística) e respeito ao tempo limite na apresentação oral.

A programação completa do evento está disponível em: https://caipira2023.com.br/site/caipira2023/programacao-social. Saiba mais sobre a participação de Diadema em: https://portal.diadema.sp.gov.br/equipe-do-quarteirao-da-saude-apresentara-seis-trabalhos-em-congresso-de-oftalmologia/

Os premiados

O primeiro dos premiados, intitulado “Parece…mais num é”, tem como autores os profissionais Lucas Rosso, Gabriel Dória, Luiz Felipe de Mio Geara e Marta de Filippi Sartori e trouxe o caso de um paciente acompanhado pelo Centro de Oftalmologia do Quarteirão da Saúde desde o ano passado e que teve uma boa resposta clínica. “Nós apresentamos, nesse mesmo congresso em 2022, o caso deste paciente que tinha a possibilidade de ter uma infecção por dois agentes etiológicos. A gente continuou acompanhando o caso até a conclusão e, por isso, a brincadeira com o nome ‘Parece, mas não é’. O paciente teve resolução total do problema e está enxergando bem. O trabalho foi a continuidade do que nós já tínhamos apresentado o ano passado e que não tinha como ter certeza absoluta do que estava acontecendo naquela ocasião”, explicou Dra Marta. 

Já o segundo foi “Óiaaaa…Tô vendo mesmo!!!”, de autoria de Gustavo Akira Okimoto, Gabriel Esteves e Marta de Filippi Sartori, apresentou o caso de um paciente que passou por cirurgia refrativa. “O segundo trabalho premiado foi uma situação bem interessante porque é um paciente com ceratocone (uma condição inflamatória que atinge a estrutura ocular, em especial, a córnea), que participa do protocolo que nós estamos fazendo de modelos novos do anel (espécie de prótese ou implante que é colocado dentro da córnea para o tratamento da cerotocone), e ele teve uma resolução muito boa, por isso, a brincadeira “Tô enxergando mesmo”.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação PMD
1
Crédito:Divulgação PMD

  • Data: 10/07/2023 08:07
  • Alterado:31/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados