Profissão Veterinário: Veja as dicas de especialista para acertar o seu Marketing
Mais de 80% dos veterinários de pequenos animais utilizam as redes sociais para se comunicar com clientes; artigo da Dra. Fernanda Gamba da Controle.vet
- Data: 17/05/2022 18:05
- Alterado: 17/05/2022 18:05
- Autor: Redação
- Fonte: Dra. Fernanda Gamba
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Você já parou para pensar na dificuldade que os veterinários têm em se promover? Em fazer o seu marketing pessoal? Os veterinários têm muito imprintado que querem salvar vidas e isso não precisa de marketing. Mas acredite, as pessoas precisam saber quem você é e o quanto você é bom, pois só então, você vai ter vidas para salvar.
Em todos os treinamentos que eu dou aos veterinários do Controle.vet, na parte de prática médica, que é um oferecimento gratuito do aplicativo para todos os veterinários brasileiros, eu falo que usando as técnicas certas e trabalhando da maneira correta no marketing e atendimento ao cliente, você não vai precisar correr atrás de clientes e vai ter um lucro muito maior do que você espera, mas tudo começa com você passando confiança e se mostrando autoridade dentro da sua área de atuação.
Então, eu vou te dar uma direção agora de como fazer o seu marketing, sem parecer que você está querendo vender o seu trabalho, mas sim, mostrando que você é autoridade no assunto e que é um médico veterinário de confiança e que sabe o que você está fazendo.
E para isso, vamos começar falando sobre o que estamos vivendo desde o ano de 2020 e quais as tendências de marketing dos próximos 5 anos.
Nesse momento, nós temos um mundo saindo da crise da pandemia, mas e agora?
Nós precisamos entender o comportamento humano que está nesse momento.
Primeiro, precisamos ter certeza de uma coisa, a crise acelera o que realmente é importante.
Temos 2 pesquisas super atuais que eu usei para trazer esse conteúdo para vocês. Uma é a pesquisa da Orbit data science “O que o brasileiro deseja fazer assim que a pandemia acabar?” e a outra, a pesquisa da Inovasia “Aprendizados com a China no Pós pandemia“
Então, á partir da pandemia, as pessoas começam a pensar mais na família, nos amigos, na espiritualidade, e essa tendência vem muito para facilitar o nosso marketing!
Como assim Fernanda?
Vou explicar: A tendência agora é marca com propósito, ou seja, o interesse de alguém ou uma marca, muito além de ganhar dinheiro. O que o seu trabalho vai deixar para o mundo. O consumidor quer comprar produtos ou serviços de marcas e profissionais que tem propósito, que tem legado.
E nós veterinários temos o nosso propósito muito claro. Então realizar esse marketing vai ser muito fácil. Basta você ter o conhecimento correto.
Primeiro precisamos entender o nosso novo consumidor. Obviamente a influência da internet é o ponto mais importante. Hoje o google representa 62% da influência da compra. E isso é uma mudança.
O maior marketing sempre foi a indicação! Porque o ser humano funciona melhor com indicação. O marketing de indicação sempre foi o primeiro modo de marketing.
Mas com a pandemia, o google passou o marketing de indicação e o investimento nas redes sociais passaram os investimentos em televisão pelas grandes marcas.
Se você não tem ainda um plano de marketing digital focado na sua carreira, na sua clínica, na sua profissão, pausa a aula e já adquira o nosso treinamento sobre Marketing digital prático para seu negócio, que está lá no nosso site, porque você vai perceber que as redes sociais, a internet, vai ser o principal meio de criação de conteúdo e geração de valor e investimento em mídia!
E depois disso temos alguns pontos importantes:
Primeiro, é extremamente importante conhecermos o nosso cliente, que em Marketing costumamos chamar de avatar.
Você sabe como seu consumidor consome informação e conteúdo? Por quais meios?
O que ele está comprando e o que é importante para ele?
Onde o seu consumidor comprava antes da crise? E será que isso mudou?
Vamos pensar nos nossos clientes comprando ração. Antes ele ia até o pet shop, até a loja e adquiria a ração, conversava com o balconista, pedia opinião ali. Agora, o novo consumidor compra a ração pela internet, recebe na sua casa! E muitas vezes já programa uma compra recorrente, e recebe em casa sem nem precisar lembrar de fazer a compra.
Então, precisamos conversar e vender o nosso trabalho para esse novo consumidor.
As transmissões ao vivo se tornaram canais permanentes de vendas.
O delivery se tornou uma exigência do consumidor.
Pagamentos digitais e sem contato se tornaram indispensáveis.
Então agora é a hora de você refletir dentro da sua realidade, como adaptar o seu modo de trabalho para esse cliente.
Será que é a criação de um canal de vídeos sobre dicas para o tutor? Será que é transformar parte pelo menos do seu atendimento em domiciliar?
E uma dica de ouro aqui! Conheça o seu atual cliente! Engaje gente engajada. Aquele que compra de você, aquele que já utiliza o seu serviço. Faça essas perguntas acima para eles e então paute as suas estratégias de marketing nas respostas de quem já gosta do seu trabalho, mantenha um relacionamento com quem já conhece o seu trabalho e a sua empresa.
E tenha em mente, nós estamos passando por uma transformação digital das empresas e das pessoas.
Portanto, é hora de repensar seu negócio ou sua carreira. Eu gosto de dar um exemplo assim: se você perguntasse a uma pessoa de 15 anos sobre o seu negócio, a forma que você trabalha, a forma como você mostra seu trabalho e seu potencial aos seus clientes, ela veria sentido? Essa pessoa será seu consumidor ou vai preferir buscar um outro profissional que se adeque mais a sua realidade e vontade?
Invista em uma mudança cultural. Hoje as pessoas estão muito mais preocupadas com alimentação saudável e fitness, com prevenção de doenças, com saúde, com estar bem. E isso reflete 100 % nos nossos pacientes.
Vamos falar mais disso na nossa última aula dessa série.
Tenha em mente que ninguém cresce sozinho e você terá que alinhar seu sonho com o do outro. Neste novo mundo, conhecimento é a maior motivação, e saiba que o importante não é o que você já fez e sim aquilo que você fará á partir de agora. Não é vergonha para ninguém começar de novo. Vergonha você terá de si mesmo se o tempo passar e você não tiver feito nada para mudar, inovar!
Sua marca, ou seja, o seu nome como médico veterinário, é o que o outro diz que ela é. E ela será baseada nas experiências, boas e ruins da sua audiência. Sendo assim, não tenha medo de perder o controle. Foque em ser real e entregar experiências legítimas.
Pense que antes de criar um negócio, você precisa criar uma tribo. E na sequência, produtos e serviços que atendam as demandas dessa comunidade.
Portanto, você tem que falar diretamente com o seu público. Você deve ser igual ao seu consumidor. Você deve ser da mesma tribo dele.
E lembre-se, o dinheiro só vai para onde está a atenção das pessoas. E isso só é possível quando você se vê como uma mídia. E uma mídia só é relevante quando tem conteúdo frequente.
Nós estamos na fase da economia da atenção,
E vou contar um segredo, nosso público, nossos tutores, estão no instagram e é lá que vamos poder gerar conteúdo, conversar e engajar o nosso consumidor e ter o um contato próximo com ele. Em um dos meus treinamentos de marketing para negócios eu mostro como isso acontece, qual a grande importância disso e o passo a passo para usar as ferramentas certas e ter o resultado esperado.
E gerar conteúdo com frequência é extremamente importante. Porque nós seguimos empresas que geram conteúdo de qualidade, que nos prendem a atenção e que nos ensinem algo. O seu cliente também. Aqui está o pulo do gato do seu marketing.
Por isso, quando eu falei no início dessa aula sobre a importância de você ter um plano de marketing, é disso que eu estou falando.
Hoje é obrigatório você, profissional, ter um Instagram profissional, com identidade de marca, cores corretas, tipografia correta… E eu te juro que você não precisa gastar dinheiro com isso! Você mesmo, de uma maneira muito prática com o nosso curso, vai poder criar tudo isso utilizando ferramentas gratuitas que eu te disponibilizo e criar o conteúdo que converse com o seu público, usando apenas a sua criatividade!
Porque as máquinas podem substituir 100 pessoas comuns, mas nenhuma máquina pode substituir uma pessoa criativa. Elbert Hubbard
Então aproveite esse momento e trabalhe o seu Mkt!! E use e abuse das plataformas gratuitas de apoio ao veterinário, como é o caso do controle.vet, um app gratuito de gestão e treinamento para médicos veterinários e auxílio completo aos tutores, auxiliando de forma gratuita o veterinário divulgar seu trabalho aos tutores da sua região que buscam os profissionais dentro do app, principalmente aqueles que atendem o plano de desconto Pet Assist, um produto do Controle.vet junto com a empresa Ossel assistência que entrou no mercado Pet investindo no Controle.vet!