Professores de Ribeirão Pires participam de capacitação em Tchoukball
Professores de educação física da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires e dos CTTs da cidade participaram, no início da semana, de capacitação em ginástica multifuncional
- Data: 30/05/2019 16:05
- Alterado: 30/05/2019 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Professores de Educação Física de Ribeirão Pires participam de capacitação em Tchoukball
Crédito:Mariana Rodrigues
Cerca 30 professores participaram da atividade que foi ministrada pelo professor Arquimedes Moura Junior, da Associação Brasileira de Tchoukball. A atividade foi realizada nesta segunda-feira, dia 27, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFORPE). Em um primeiro momento, aconteceu a aula teórica. Em seguida, houve a formação prática, que aconteceu no Ginásio Ozíris Grecco.
De acordo com a Associação Brasileira de Tchoukball – ABTB, a modalidade foi criada pelo Dr. Hermann Brandt, durante os anos 1960. Este médico de Genebra (Suíça) observou que muitos atletas se lesionavam durante a prática esportiva. Ele percebeu que, entre outras coisas, essas lesões aconteciam por causa da agressividade de certos esportes. Então o Dr. Brandt decidiu criar um esporte que o praticante adquirisse e mantivesse um duradouro equilíbrio físico e mental.
O jogo de Tchoukball é fruto de uma mistura de princípios de outras três modalidades: Pelota Basca (praticamente desconhecido no Brasil), Voleibol e Handebol. Possui duas características singulares em relação aos demais Esportes Coletivos: a presença de dois quadros de remissão, localizados nas linhas de fundo da quadra, em que a bola deve ser arremessada em qualquer quadro para conquistar os pontos, ou seja, as equipes não possuem um campo de ataque e um campo de defesa; e a ausência de contato físico entre os participantes, já que todos os passes – limitados a três por equipe – não podem ser interceptados pelo adversário.
Para a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Flávia Banwart, o objetivo da formação é qualificar os professores para que desenvolvam diferentes e novos tipos de atividades físicas com os alunos. “A formação continuada dos professores em todas as disciplinas oferecidas é uma das metas da gestão para proporcionar desenvolvimento educacional aos quase nove mil alunos matriculados”, explicou.
A ação faz parte de parceria entre o SESC e as secretarias de Esportes e de Educação da Prefeitura.