Professora da rede pública de Santo André concorre a prêmio nacional
Alessandra das Neves utilizou a metodologia MenteInovadora para melhorar a memorização dos alunos da EMEIF Cidade Takasaki
- Data: 17/12/2019 17:12
- Alterado: 17/12/2019 17:12
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito:Divulgação
Concurso está com votação online aberta desde segunda-feira (16)
O concurso de educação Mind Lab Inspira divulgou, na segunda-feira (16), qual projeto da rede municipal de ensino de Santo André (SP) foi selecionado entre os 9 melhores de todo Brasil e passará por votação popular. O prêmio reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas do Brasil. Para ajudar a iniciativa de Santo André a vencer, basta clicar no link http://amplieperspectivas.mindlab.com.br/inspira e votar.
A professora Alessandra das Neves, da EMEIF Cidade Takasaki, utilizou a metodologia para ensinar jogos e brincadeiras de aprendizagem para alunos do Ensino Infantil. A educadora, por meio de música e teatro, ensinou os jogos “Lobo e Ovelhas”, “Onde está o Tob?”, “Hop Hop Hop” e “Tic Tac Toe”.
“Trouxe músicas e teatro para a sala de aula, pois isso seria transformador na vida deles, então por meio das brincadeiras conseguimos contextualizar o jogo. Os alunos cantaram, brincaram e dramatizaram, e no final os jogos foram complementares no dia a dia deles”, explica Alessandra.
Votação popular
Outros 8 projetos desenvolvidos por professores de rede pública de cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do país também foram selecionados para a etapa final do concurso e ficarão expostos na plataforma para votação popular online a partir de hoje. Os votos vão ser contabilizados até o dia 20 de fevereiro. O vídeo mais votado será consagrado campeão nacional e o autor do projeto ganhará uma viagem em família para o Beach Park, no Ceará.
A seleção do Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. Na primeira fase de avaliação técnica, foram considerados critérios como pertinência do trabalho e a possibilidade de aplicação da atividade por outros professores.
Aprendizado de habilidades para a vida
O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora, que desenvolve nos estudantes as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com a intenção de que crianças e adolescentes consigam ter o controle emocional em momentos de dificuldade pessoal e, futuramente, profissional.
“Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados.