Professor da FMABC lança livro inspirado no Japão antigo
Livro tem como pontapé inicial as histórias contadas pela avó do autor, imigrante japonesa que chegou ao Brasil em 1913
- Data: 16/10/2017 11:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: FUABC-FMABC
Dr. Edison Noboru Fujiki
Crédito:divulgação
O professor titular de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dr. Edison Noboru Fujiki, lançará na próxima quarta-feira (18 de outubro) o livro “Lições de um Samurai – Oda Toyossaburo”. O evento às 19h terá lugar no Museu Histórico da Imigração Japonesa (Rua São Joaquim, 381, bairro Liberdade).
A obra mistura ficção, autoajuda e memórias do ortopedista filho de imigrantes japoneses. O autor volta ao Japão antigo para contar a história do clã de samurais “Odas”, que deu origem aos antepassados da sua família no século 16, na região da atual cidade de Nagoya. “Essa obra foi escrita para, além de entreter os leitores com uma história de ficção, mostrar a importância do poder de decisão e de escolha. É um livro que traz uma visão diferente sobre a guerra”, disse.
É baseado nas histórias contadas por sua avó materna, Tou Oda, que o médico se lança como autor. Logo na apresentação do livro, o ortopedista de 66 anos evidencia que apesar de usar as histórias e fantasias contadas pela sua avó como combustível para o enredo, trata-se de obra de ficção.
Na história, Dr. Fujiki usa os embaraços enfrentados pelo guerreiro Oda Nobumassanaga, o herdeiro primogênito do clã feudal, após a precoce morte de seu pai Nobuhide, para prender a atenção dos leitores. O aparente despreparo do filho mais velho para assumir a liderança dos samurais, aliado à cobiça dos que o rodeavam, levaram Nobumassanaga a se aconselhar com o seu primo Oda Toyossaburo, ancestral da avó de Fujiki.
SOBRE O AUTOR
Filho de imigrantes japoneses, Dr. Edison Noboru Fujiki nasceu em Adamantina, interior de São Paulo, em 1951. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, especializou-se em ortopedia no Pavilhão “Fernandinho Simonsen”. Fez doutorado, livre docência, é professor há 28 anos e em 2013 assumiu a cadeira de professor titular de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC.