Produtores exaltam visibilidade promovida pelo Governo do Estado na SP Gastronomia
Secretaria de Turismo e Viagens coloca agricultores regionais em contato com o público e incentiva o turismo gastronômico no interior paulista
- Data: 01/07/2023 14:07
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Alesp
Crédito:Divulgação
Eduardo Modesto produz licores, cervejas e outros produtos à base do fruto do Jaracatiá, árvore nativa da Mata Atlântica. O agricultor da cidade de São Pedro, na região da Serra do Itaqueri, é um dos oito pequenos produtores que estarão presentes no estande da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado na SP Gastronomia, evento que acontece até domingo (2) no Parque Villa-Lobos, na capital.
A feira serve como grande vitrine para que produtores de diversas regiões do interior paulista, inscritos no programa Sabor de São Paulo, exponham e vendam seus produtos.
“Não é só um produto, é uma cultura. Através do Jaracatiá, a gente conta a história da nossa região e do Brasil todo. E o Governo do Estado tem se mostrado engajado na valorização desses produtores”, diz Modesto. “Para nós, estar aqui em São Paulo e apresentar o produto para aquele que é o maior mercado do Brasil é algo muito importante. E o governo está abrindo essa porta para gente, o retorno é imediato.”
Os produtores são de regiões que integram as Rotas Gastronômicas, iniciativa da gestão estadual que visa incentivar a experiência gastronômica como produto turístico ao mapear sete rotas que reúnem produtos, restaurantes e agricultores familiares de São Paulo.
“O estado de São Paulo é um dos eixos da gastronomia mundial. Esse evento gera um ambiente de absoluto potencial de sucesso. Acredito que surpreenderá os organizadores. A Secretaria de Turismo e Viagens tem apoiado muito nossos produtores regionais e artesanais por meio dessas iniciativas”, disse o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
Gislaine Rissi, do Doces Caseiros Paulinho, na cidade de Santo Antônio da Alegria, conta que já participou do estande do Governo do Estado em outras feiras, como na Agrishow, em maio deste ano. Agora, ela espera ter o mesmo sucesso de vendas na SP Gastronomia.
“O Governo de São Paulo oferece esse incentivo convidando para as feiras, o que nos dá um retorno muito bom, tanto em vendas na feira quanto nos clientes que nos conhecem e passam a comprar pelo site ou pelas redes sociais. Depois que a gente entrou na rota, a visibilidade foi muito maior”, conta.
O agricultor Luiz Rossini produz azeites artesanais em Santo Antônio do Pinhal, no Vale do Paraíba, e há dois anos é um dos produtores selecionados pelo programa das Rotas Gastronômicas. Ele enfatiza a importância do contato com públicos especializados nas feiras como a SP Gastronomia.
“O azeite sempre chama atenção desse tipo de público, porque é um dos alimentos mais funcionais. Então minha expectativa é alta de venda, é um público diferenciado do ponto de vista de conhecimento sobre os produtos”, afirma.
Governo no SP Gastronomia
O SP Gastronomia começou na quinta (29) e reúne diversos restaurantes icônicos da capital, além de promover palestras e workshops com chef renomados e shows musicais. O Governo do Estado é um dos apoiadores institucionais da feira.
Além dos estandes da Secretaria de Turismo e Viagens, a gestão estadual está presente em outros espaços no local. O Metrô levou um lounge personalizado e também disponibilizou um display em cada restaurante participante, informando qual estação de Metrô leva ao estabelecimento. Outra ação é a presença de dois carrinhos de golfe customizados para transporte preferencial do público.
“A gente quis fazer essa junção do transporte público com todo esse polo gastronômico que São Paulo tem. Para mostrar que o Metrô é uma opção de transporte quando as pessoas querem sair e se divertir, e não só para trabalhar nos dias de semana”, diz Mariana Yassuda, coordenadora de contratos da Gerência de Comunicação e Marketing do Metrô de São Paulo.
O Detran-SP, por sua vez, montou uma estrutura de atendimento onde há uma ação para testes de bafômetro e conscientização dos visitantes, além de um display no qual são apresentados os serviços online do órgão.
“A gente aproveita esse momento de distração, de gastronomia, para mostrar como funciona o controle de alcoolemia e promover uma conscientização e educação das pessoas que estão aqui. De forma lúdica e interativa, nós aproximamos o órgão de fiscalização de trânsito do público”, explica o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.
A Sabesp também conta com um estande onde são oferecidas experiências de conscientização sobre o correto descarte do óleo de cozinha, em parceria com o programa Óleo do Bem.
Os participantes poderão levar uma barra de sabão ecológico produzido com o óleo de cozinha arrecadado nos mais de 480 pontos de entrega voluntária que o projeto mantém em 15 cidades do interior. A Sabesp ainda distribuirá copos descartáveis com a logomarca da companhia.