Procon de Diadema realiza orientação no Dia do Consumidor (15)
Tenda montada na Praça Castelo Branco, na terça-feira (15), vai possibilitar atender e esclarecer dúvidas sobre compras e consumo de serviços
- Data: 14/03/2022 10:03
- Alterado: 14/03/2022 10:03
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
Na próxima terça-feira (15/03), o Procon de Diadema realiza ação para tirar dúvidas e esclarecer sobre os direitos do consumidor, das 10h às 12h, na Praça Castelo Branco, região central da cidade. Para isso, a equipe do serviço vai montar uma tenda de atendimento e distribuirá material informativo sobre direitos em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.
Para a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes, a data tornou-se importante para o aumento de compras. “Aos empreendedores, é um excelente dia para potencializar as vendas que, após a pandemia em 2020, passaram a aumentar em âmbito digital. O calendário do comércio tem várias datas que podem ser aproveitadas pelos empreendedores para potencializar suas vendas e, embora a relevância do Dia do Consumidor ser menor em relação a outras datas como o Dia das Mães, o Natal e a Black Friday, o volume de compras vem crescendo a cada ano”, afirma.
Em relação às compras é preciso ficar atento ao que está sendo oferecido nos anúncios de promoções e se proteger contra tentativas de fraude. Antes de fazer qualquer transação online, verificar o tipo de oferta; não comprar de perfil que não tenha CNPJ, endereço físico ou virtual (informações necessárias para a localização do fornecedor). Em compras em lojas físicas, é importante pesquisar preços atrelados à qualidade e evitar compras por impulso, evitando o arrependimento. A nota fiscal deve ser exigida, ela é um documento importante no caso de eventual utilização da garantia e troca.
Data
A data foi criada em 1983, pela então Organização Internacional da União dos Consumidores, hoje Consumers International, que reúne 200 organizações em mais de 100 países. Já o Código de Proteção e de Defesa do Consumidor, no Brasil, foi instituído em 1990 para estabelecer princípios básicos como proteção da vida, saúde, segurança e da educação relacionados ao consumo. O objetivo é proteger e defender o consumidor na relação consumidor-fornecedor.
Atendimento
O Procon Diadema recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Serviço:
Orientação para Dia do Consumidor
15 de março de 2022, das 10h às 12h.
Local: Praça Castelo Branco. Encontro das Avenidas Alda e Antônio Piranga.
Procon Diadema
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.