Problemas na coluna atingem 80% da população mundial

Check-up ortopédico é recomendado para pacientes com maior propensão ao desenvolvimento de doenças da coluna

  • Data: 06/01/2022 14:01
  • Alterado: 17/08/2023 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Experta Media
Problemas na coluna atingem 80% da população mundial

Dor nas costas

Crédito:opatsuvi/Freepik

Você está em:

As estatísticas sobre a saúde da coluna são alarmantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo tiveram ou terão dor nesta região do corpo. Se não tratado de forma correta, o sintoma pode evoluir para um quadro mais grave. No Brasil, um em cada cinco adultos possuem problema crônico de coluna, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números alertam sobre a importância de não negligenciar a enfermidade e procurar ajuda profissional. A ortopedia é a especialidade médica responsável pelos cuidados com os ossos, os músculos, os ligamentos e as articulações.

A realização regular de um check-up ortopédico é recomendada pelas autoridades de saúde, sobretudo, para pacientes que têm maior propensão a desenvolver doenças na coluna: idosos, obesos, mulheres na menopausa, praticantes de esportes de alta performance ou alto impacto, que já passaram por alguma cirurgia ortopédica ou sofreram lesão no joelho.

Para a realização do acompanhamento, o médico ortopedista pode solicitar exames que ajudam a identificar doenças ainda no estágio precoce, o que facilita o tratamento e impede a complicação do quadro.

Principais doenças da coluna

Cifose, lordose, hérnia de disco, artrose e escoliose são as principais doenças que acometem a coluna, segundo informações do Ministério da Saúde.

A cifose é um desvio da coluna caracterizado pela retração do tórax e a projeção dos ombros para frente, fazendo com que as costas fiquem arqueadas. Já a lordose é um desvio na região da bacia, enquanto a escoliose é uma desorientação da coluna para um dos lados do corpo.

A artrose é causada pelo atrito entre as vértebras, o que pode ocasionar a osteofitose, popularmente conhecida como “bico de papagaio”. A hérnia de disco é caracterizada pelo deslocamento de um disco localizado entre as vértebras, responsável por causar dores e até a paralisia dos movimentos.

O tratamento das doenças da coluna variam de acordo com o diagnóstico e o quadro apresentado pelo paciente.

Quando procurar o médico

A dor nas costas é um dos principais sintomas das doenças da coluna. No entanto, ela também pode ser motivada por outros fatores, como esforço ao carregar peso, má postura, tensões musculares e até problemas respiratórios. Por isso, a orientação das autoridades de saúde é ter atenção à intensidade e à duração da dor, além de observar outros sintomas associados.

Se a dor estiver intensa ou branda, mas prolongada, é necessário ir ao médico. Caso esteja associada a outros sintomas como febre, tosse ou falta de ar, também é preciso buscar ajuda profissional.

Os pacientes com maior propensão ao desenvolvimento de doenças na coluna devem procurar o médico ortopedista, independente de sintomas, para a realização do check-up preventivo.

Ainda para prevenir problemas de coluna, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) orienta os cuidados com a postura no dia a dia, a realização de atividades físicas para o fortalecimento da musculatura e o controle do peso.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados