Primeiro dia do Transcatarina dá um gostinho do que vem pela frente
Competidores do rally abriram a prova com o prólogo em Fraiburgo e seguem nesta quinta-feira (07) para Canoinhas. Categorias de passeio também entraram em ação
- Data: 07/07/2022 09:07
- Alterado: 07/07/2022 09:07
- Autor: Redação
- Fonte: Transcatarina
Crédito:Doni Castilho / DFOTOS
Foram ‘apenas’ 46 quilômetros. O que pode parecer pouco considerando que, até sábado (09), ainda serão outros 761; porém, mais do que suficientes para começar a esquentar a disputa no rally de regularidade do Transcatarina 2022. O prólogo deu às duplas um gostinho e tanto da prova e estabeleceu as primeiras classificações. Também distribuiu os primeiros troféus e proporcionou a alegria de quem foi ao pódio.
A organização montou, especialmente para a ocasião, uma pista de 5 quilômetros junto ao Parque da Maçã, cheia de balaios e traçados paralelos que exigiram atenção para não deixar pelo caminho os primeiros pontos perdidos. Em seguida, os competidores encararam um trecho em meio a uma fazenda de reflorestamento.
Na Master, que reúne os mais experientes, os catarinenses Leandro Riffel e Michael Masson foram os mais regulares e serão os primeiros a largar na primeira etapa. Superaram José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade, e Flávio Kath e Rafain Walendowsky. “Começamos com o pé direito. A prova teve muitas mudanças de piso, o que dificultou as coisas. É uma vantagem pequena a que temos, mas de todo modo é uma vantagem”, disse o piloto.
Os paranaenses Deonilson Salla e Leandro Macedo Ferreira levaram a melhor na Graduados. “Bastante importante sair na frente. A prova estava top, sob medida, realmente excelente. Agora é nos concentrarmos para buscar o título. Ano passado bati na trave e fui terceiro”, destacou Salla. Antônio Miranda Ribeiro Filho e Marcelo Almeida Novaes vieram a seguir. E a família Salla ainda emplacou a terceira posição, com Dirceu e Diego Araújo Salla.
Festa para Vinícius Parizotto Gustman e Felipe Tavares na Turismo. “É um alívio começar assim. Foi um dia trabalhoso, mas bastante divertido. Agora temos essa responsabilidade de liderar”, resumiu o navegador. O segundo lugar foi para Osmar e Vítor Fleischmann, com João e Fabiana Marques em terceiro.
Melhores na Turismo Iniciante, Henrique Moura e Eber Michelino de Oliveira ressaltaram as dificuldades já no prólogo. “Se você se distraísse um segundo que fosse, jogava tudo fora. Estávamos com muita ansiedade e expectativa, agora é focar e contar com essa pressão gostosa de liderar”, comentou o piloto. Atrás dos paulistas vieram Marco ‘Charada’ Carraresi e o filho Leandro ‘Charadinha’ em segundo lugar, com Jorge Luiz Scuro Peixoto e Gustavo Andreolli Peixoto em terceiro.
A vitória na Turismo Light foi para os catarinenses Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco, que terminaram à frente das paulistas Alexia Guardia Dierberger e Doris da Costa Xavier Pinheiro, e dos também catarinenses Alencar Adami Granemann e Alfredo Adamio Granemann. “É muito bom começar na frente, mesmo com tanto chão para encarar até Jaraguá. Nós vínhamos treinando, participamos das demais etapas do Catarinense e estamos afiados. Esse primeiro dia foi um dos melhores que já enfrentamos, as referências perfeitas e o percurso muito interessante”, afirmou Rafael.