Primeira Jornada de Acolhimento de Crianças e Adolescentes traz reflexões sobre o tema

Evento abordou práticas e políticas para fortalecer a rede de apoio e proteção na cidade de São Paulo

  • Data: 27/05/2024 14:05
  • Alterado: 27/05/2024 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo
Primeira Jornada de Acolhimento de Crianças e Adolescentes traz reflexões sobre o tema

Crédito:Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

Você está em:

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou a 1ª Jornada de Acolhimento de Crianças e Adolescentes: Os Diferentes Espaços do “Acolher”, entre os dias 20 e 23 de maio, no auditório da Faculdade Paulus de Comunicação e Tecnologia . O seminário ofereceu um espaço de diálogo e troca de experiências sobre as diferentes formas de acolhimento disponíveis e reuniu especialistas, profissionais da área e a sociedade civil, para discutir práticas e políticas de acolhimento, que valorizem e apoiem a trajetória das crianças e adolescentes.

Presente na abertura do encontro, a Secretária de Assistência Social, Ciça Santos, destacou o papel de quem atua diariamente nos serviços de atendimento a crianças e adolescentes: “Que possamos cada vez mais oferecer um atendimento de qualidade na nossa ponta, que é onde realmente precisamos estar. Este é o papel do poder público: alcançar aqueles que mais necessitam e sermos a voz daqueles que não conseguem gritar”.

Com um escopo temático a cada dia, as discussões tiveram amplo alcance. No primeiro dia, os debates foram focados nos ‘Serviços de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência’, expondo os conceitos e abordagens para o atendimento de situações de violência, com destaque a importância de abordagens humanizadas e o uso da ludicidade, como maneira de facilitar o diálogo em situações sensíveis.

O segundo dia foi voltado aos ‘Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto’. Foram ressaltados os desafios e a relevância desses serviços na reintegração social dos jovens. Ao longo do evento, foi pautado o papel da intersetorialidade na construção de novos vínculos de confiança no contexto socioeducativo, considerando a correlação necessária das políticas, programas e serviços destinados aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto no município de São Paulo.

O ‘Acolhimento Institucional’ guiou as conversas do terceiro dia. Especialistas de diversas áreas como assistência social, Vara da Infância e da Juventude e educação, debateram o trabalho feito pelos serviços da tipologia. Diferentes perspectivas do acolhimento foram indicadas, com ênfase na importância de reconhecer e valorizar as histórias únicas de cada criança e adolescente e a individualidade de cada uma delas, com encaminhamentos adequados e personalizados.

Considerada a alternativa prioritária na aplicação de medidas protetivas, o ‘Acolhimento Familiar’ foi o tema de encerramento da Jornada. Os debates destacaram os avanços e desafios dessa política pública em São Paulo, além do impacto do acompanhamento contínuo e do fortalecimento da rede de apoio.

Investir em ações que valorizam e apoiam cada vez mais crianças e adolescentes é crucial para garantir um futuro mais justo e seguro para nossa sociedade. A 1ª Jornada de Acolhimento de Crianças e Adolescentes demonstrou que, através do diálogo, da troca de experiências e do fortalecimento da rede de proteção social, podemos construir um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos.

Compartilhar:

  • Data: 27/05/2024 02:05
  • Alterado:27/05/2024 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados