Presidente da Alemanha chega à Ucrânia para 1ª visita desde início da guerra
Viagem ocorre em meio a alegações feitas sem provas pelo Kremlin de que a Ucrânia planeja usar uma ‘bomba suja’
- Data: 25/10/2022 14:10
- Alterado: 25/10/2022 14:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, chegou a Kiev para a sua primeira visita à Ucrânia desde o início da guerra, que começou há quase nove meses. A viagem ocorre em meio a alegações feitas sem provas pelo Kremlin de que a Ucrânia planeja usar uma ‘bomba suja’.
Steinmeier planeja se reunir em Kiev com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e no norte do país com representantes locais em áreas que foram ocupadas e liberadas para falar “sobre os danos que permanecem e as dificuldades de abastecimento”, de acordo com declaração à mídia local.
O presidente alemão ainda destacou que a Ucrânia pode confiar na Alemanha, que continuará fornecendo apoio militar, político, econômico e humanitário. Ele também aproveitou a visita para enviar uma mensagem aos alemães para que “nunca se esqueçam o que esta guerra significa para o povo daqui”.
Além do apoio militar, os alemães devem colaborar também com a reconstrução do país, sobretudo agora que se aproxima o inverno. A ideia é reparar o mais rapidamente as infraestruturas destruídas, as redes elétricas, as canalizações de água e os sistemas de aquecimento, bem como resolver os problemas de abastecimento.