Prêmio Oceanos anuncia 41 livros semifinalistas da edição 2023

24 brasileiros, 14 portugueses, dois cabo-verdianos e um moçambicano, publicados por 29 editoras diferentes, foram selecionados após a avaliação de 159 jurados

  • Data: 14/09/2023 13:09
  • Alterado: 14/09/2023 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Prêmio Oceanos anuncia 41 livros semifinalistas da edição 2023

Crédito:Divulgação/Itaú Cultural

Você está em:

A edição 2023 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa elege ao final do ano dois vencedores: um de prosa e outro de poesia. Por isso, pela primeira vez na história do prêmio, dois júris diferentes avaliam os inscritos de poesia e os de prosa/dramaturgia. A novidade culmina agora com a divulgação das listas de 21 livros semifinalistas de poesia, entre 1.188 inscritos, e 20 livros semifinalistas de prosa (romance, conto, crônica e/ou dramaturgia) entre 1.466 inscritos. O total de 41 obras semifinalistas são escritas por autores de quatro nacionalidades diferentes: 24 brasileiros, 14 portugueses, dois cabo-verdianos e um moçambicano; publicadas por 29 editoras do Brasil, Portugal e Moçambique.

Na prosa, destaca-se a presença equivalente de autores brasileiros e portugueses – nove e oito, respectivamente –, além de dois cabo-verdianos e um moçambicano. Chama a atenção também a prevalência de 18 romances ante dois livros de crônicas e nenhum de contos ou dramaturgia. Entre os escritores brasileiros, há dois autores estreantes no gênero romance, o jornalista Diogo Bercito, e a autora de HQs Sofia Nestrovsky. Por fim, há escritores já consagrados na lista, como Carola Saavedra, Cristovão Tezza, Joana Bértholo, João Tordo, José Luiz Peixoto e Julián Fuks.

Em poesia, há o destaque para os autores brasileiros. Concorrem a um lugar entre os finalistas, 15 livros brasileiros e seis portugueses. Há cinco poetas estreantes entre os semifinalistas, são os brasileiros Clara Delgado, Daniela Rezende, Evandro Camperom, Julia Peccini e Nathália Lima. Autores já conhecidos, como Claudia Roquette-Pinto, Edmilson de Almeida Pereira, Ricardo Aleixo e Pedro Eiras, também foram selecionados. Por fim, por um empate de avaliação, a lista de poesia conta com 21 livros, diferente da de prosa que tem apenas 20.

Júri

Para chegar à lista de 41 semifinalistas, 159 jurados, de cinco nacionalidades diferentes – Angola, Brasil, Cabo-Verde, Moçambique e Portugal –, leram 2.654 livros inscritos nesta edição do Prêmio Oceanos. Para conhecer o júri completo, clique aqui. Cada obra foi lida por três jurados diferentes e recebeu notas que vão de 0 a 10. As melhores colocadas integram a atual lista, que respeita, por regulamento, o limite de 70% de livros de autores de uma mesma nacionalidade.

A partir de agora, os jurados Ana Paula Maia, Carlos Reis, Francisco Noa, Michel Laub e Regina Zilberman leem os 20 semifinalistas de prosa para selecionar, no final de outubro, cinco finalistas da categoria. E um júri composto por André Capilé, Annita Costa Malufe, Antonio Carlos Secchin, Joana Matos Frias e Veronica Stigger avaliam os 21 semifinalistas de poesia para eleger os cinco finalistas.

Os semifinalistas

Veja abaixo a lista de semifinalistas e conheça mais sobre cada obra no site da Associação Oceanos.

Compartilhar:

  • Data: 14/09/2023 01:09
  • Alterado:14/09/2023 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados