Premiê da Etiópia, Abiy Ahmed ganha Nobel da Paz 2019
Honraria foi concedida por seus esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional, principalmente por sua iniciativa decisiva destinada a resolver o conflito na Eritreia
- Data: 11/10/2019 09:10
- Alterado: 11/10/2019 09:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
O Nobel da Paz 2019 foi concedido nesta sexta-feira, 11, ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, de 43 anos, pivô da reconciliação entre o país e a Eritreia. Ele recebeu o prêmio “por seus esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional, principalmente por sua iniciativa decisiva destinada a resolver o conflito na fronteira com a Eritreia”, afirmou a presidente do Comitê Nobel, Berit Reiss-Andersen.
A Etiópia está “orgulhosa como país” com o anúncio do prêmio, disse o chefe de governo local no Twitter, destacando que isso é o “reconhecimento” do trabalho do premiê em favor da “cooperação, unidade e coexistência”.
Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, a aproximação entre a Etiópia e a Eritreia impulsiona a estabilidade na região.
QUEM É AHMED?
Abiy Ahmed rompeu com quase duas décadas de conflito entre seu país, o segundo mais populoso da África, e a Eritreia, seu pequeno e isolado vizinho.
Quando se tornou primeiro-ministro da Etiópia em 2018, deixou claro que desejava retomar o processo de paz paralisado, trabalhando em estreita cooperação com o presidente da Eritreia, Isaías Afwerki.