Prefeitura participa de parceria para criação de Promotoras Legais Populares
A Secretaria de Políticas Comunitária e Institucional de Ribeirão Pires trabalha em conjunto com conselhos municipais, grupos estudantis, educadores, líderes comunitários e associações de bairro da cidade para a viabilização do projeto Promotoras Legais Populares no município. Semanalmente são realizadas reuniões que promovem esclarecimentos sobre diversos assuntos, principalmente de âmbito legislativo. Nascido em conjunto entre […]
- Data: 14/06/2012 15:06
- Alterado: 14/06/2012 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Ricardo Nunes e Angela Gandra
Crédito:
A Secretaria de Políticas Comunitária e Institucional de Ribeirão Pires trabalha em conjunto com conselhos municipais, grupos estudantis, educadores, líderes comunitários e associações de bairro da cidade para a viabilização do projeto Promotoras Legais Populares no município.
Semanalmente são realizadas reuniões que promovem esclarecimentos sobre diversos assuntos, principalmente de âmbito legislativo.
Nascido em conjunto entre o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública — IBAP, a União de Mulheres de São Paulo e do Movimento do Ministério Público Democrático, o projeto desenvolve a cidadania e a igualdade de direitos. As palestras e os debates promovidos trazem a tona assuntos referentes ao acesso à cidadania e as consequências práticas existentes na incorporação de novos conceitos de igualdade e respeito onde as mulheres aprendem sobre o próprio valor humano, social, político e econômico.
O objetivo da ação é formar Promotoras Legais Populares que podem orientar, aconselhar e promover a função instrumental do direito na vida do dia a dia das mulheres ao redor, seja em uma comunidade, bairro, cidade, escola ou grupo de qualquer distinção.
Nas palestras que já aconteceram em Ribeirão Pires, as participantes conheceram mais sobre poder legislativo, executivo e judicial, sobre feminismo, orientação sexual e militâncias. Já estão programados para próximas reuniões assuntos como mulheres com deficiência física, doenças sexualmente transmissíveis e outros assuntos voltados ao universo feminino.