Prefeitura de SP promove diálogo aberto após exibição gratuita do filme “Cracolândia”
Documentário premiado mostra a situação dos usuários de crack na maior cidade brasileira e ouve coletivos, políticos, agentes públicos e usuários
- Data: 29/04/2022 11:04
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Cracolândia
Crédito:Reprodução
A Prefeitura de São Paulo promove, por meio do Programa Redenção, nesta sexta-feira (29), o Cine Diálogo “Cracolândia”. O evento ocorre na Sala Paulo Emílio do Circuito Spcine de Cinema, no Centro Cultural São Paulo. Após exibição gratuita do premiado documentário, o diretor do filme Edu Felistoque, o psiquiatra e coordenador técnico do Programa Redenção, Arthur Guerra, o secretário executivo de Projetos Estratégicos da Prefeitura, Alexis Vargas, e o rapper Dexter, participam de roda de conversa, seguida de perguntas da plateia. O diálogo será mediado pelo ator Evandro Santo com tradução em libras.
Com depoimentos de diferentes realidades – dos que a estudam, dos que tentam contê-la e dos que vivem nela –, o documentário “Cracolândia” propõe um debate sobre o fenômeno do consumo de drogas a céu aberto, que tem se tornado uma epidemia mundial e é um dos mais complexos desafios urbanos da vida moderna. Participam do filme líderes, especialistas, médicos, agentes de serviços sociais, policiais, desembargadores, representantes de ONGs e de centros de apoio, dependentes químicos e outros profissionais de diversas áreas de atuação ligadas à busca da solução do problema no Brasil e no mundo.
“O filme mostra os mais diversos pontos de vista sobre este problema social”, avalia Alexis Vargas. “Acreditamos que é um excelente ponto de partida para um amplo e necessário diálogo com a sociedade sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, em especial sobre as cenas de uso aberto e suas consequências para a cidade como um todo.”
Foram sete anos para a realização do filme, coproduzido pela Spcine, empresa de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo. O longa-metragem recebeu os prêmios de Melhor Documentário no Europe Film Festival 2021 e no Seoul International Film Festival 2021 e Prêmio do Júri no 18º International Festival Signs of the Night – Berlin / 2020.
As filmagens aconteceram em São Paulo, Estados Unidos, Canadá e países da Europa, como Suíça. Já as cenas no Brasil são destaque em meio à região central da maior cidade da América Latina, cujas ruas se tornaram um dos mais incontroláveis pontos de uso da droga no País.
Na segunda parte do evento, após dialogar sobre o tema, os convidados responderão a perguntas da plateia.
“A dependência química não escolhe nível intelectual, não escolhe nível social, não escolhe se você é bonito ou se é feio. É uma doença e está espalhada em todas as classes sociais”, destaca o mediador do evento, Evandro Santo, que interpretava o personagem Christian Pior no extinto “Pânico na TV” e conhece pessoalmente o drama do uso abusivo de drogas.
Consumo e consequência do uso abusivo
O uso abusivo de drogas é um mal social em todo mundo. Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) aponta que cerca de 5,5% da população mundial entre 15 e 64 anos, ou cerca de 275 milhões de pessoas, usam algum tipo de droga.
O relatório mostra também a existência de mais de 36 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. Clique nestes
links para mais informações: 1 e 2
Serviço:
Cine Diálogo “Cracolândia”
29/04/22
19 horas – Exibição gratuita do documentário
20h45 a`s 21h45 – Diálogo aberto
Centro Cultural São Paulo
Circuito Spcine – Sala Paulo Emílio
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo