Prefeitura de SP lança curso gratuito para capacitar jovens na área de tecnologia
Inscrições para as aulas on-line, promovidas em parceria com o Instituto Bob Burnquist, está com inscrições para o processo seletivo abertas até sexta-feira (30)
- Data: 28/06/2023 15:06
- Alterado: 28/06/2023 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Imagem ilustrativa
Crédito:Reprodução
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), em parceria com o Instituto Bob Burnquist, lançou a Plataforma Impact, um programa de capacitação em tecnologia da informação (TI) para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade de São Paulo. O objetivo da iniciativa é oferecer oportunidades de formação profissional em TI para participantes que enfrentam desafios socioeconômicos e, assim, contribuir para a inclusão social e a redução das desigualdades. As inscrições para participar do processo seletivo estão abertas até sexta-feira (30) e podem ser feitas pelo site da Plataforma Impact.
O programa, oferecido gratuitamente, terá duração de três meses e será ministrado on-line. Os alunos terão acesso a conteúdos de programação, desenvolvimento web e banco de dados, entre outros temas relevantes para sua formação. Além disso, os jovens terão a oportunidade de participar de workshops, palestras e encontros ao vivo a cada 15 dias, além de mentorias com profissionais experientes do setor.
Requisitos
Ter idade mínima de 16 anos, ser morador de região em situação de vulnerabilidade da capital, ter acesso a um computador com internet, Whatsapp e se dedicar ao estudo por pelo menos duas horas por dia fazem parte dos requisitos para participar do programa de capacitação.
Trata-se de uma oportunidade única para aqueles que desejam desenvolver habilidades técnicas e soft skills (habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo, em diferentes situações), além de se conectarem com empresas que buscam talentos qualificados e que queiram contribuir para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.
Organização sem fins lucrativos
O Instituto Bob Burnquist, que leva o nome do skatista brasilo-estadunidense, é uma organização sem fins lucrativos, com sede na Ilha da Gigoia, no Rio de Janeiro, e que tem o objetivo promover a inclusão social por meio de ações nas áreas do esporte, saúde, cultura e educação. A instituição disponibilizou 100 vagas em seus cursos de capacitação na rede de Telecentros. A primeira turma, com início programado para este ano, será iniciante em programação em parceria com a Alura Include, que promove inclusão de pessoas e capacitação profissional na área de tecnologia.