Prefeitura de SP inaugura novo Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua
Espaço criado em parceria com a Associação Comercial de São Paulo oferece 600 refeições diárias e ações de reinserção social
- Data: 22/02/2022 13:02
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
NÚCLEO DE CONVIVÊNCIA PARA ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RUA “RODRIGO SILVA”
Crédito:MARCELO PEREIRA / SECOM
A Prefeitura de São Paulo entregou nesta terça-feira (22) o 12º Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua da cidade. Localizado na Praça Carlos Gomes, região central, o espaço atenderá cerca de 200 pessoas oferecendo 600 refeições diárias e atividades para estimular a reinserção social e reconstrução de vínculos interpessoais e familiares. Com mais esse núcleo, a Prefeitura aumenta para 4 mil o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O novo Centro de Convivência foi construído onde era um estacionamento da Subprefeitura da Sé, por meio de uma doação da Associação Comercial de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes ressaltou a importância para a capital de parcerias como esta, e se colocou à disposição de outros representantes que desejarem contribuir com a cidade.
“Foi uma construção rápida, fruto de uma parceria com a Associação Comercial. Uma doação para a cidade de São Paulo, que agradecemos muito. Precisamos de pessoas com espírito público, que nos ajudem a enfrentar esta grande questão com a população em situação de rua. Que esta ação sirva como exemplo, para que as pessoas possam contribuir mais e criticar menos”, destacou o prefeito.
O novo espaço contribui para minimizar os efeitos econômicos da pandemia, promovendo atendimento social direcionado para o desenvolvimento de reinserção social na perspectiva de construção dos vínculos interpessoais e familiares dos beneficiários. Para isso, conta com salas de convivência, de atendimento social, segurança, administração e almoxarifado, banheiros comuns e acessíveis e refeitório, que oferece 200 cafés da manhã, 200 almoços e 200 jantares para pessoas adultas acima de 18 anos.
“A nossa participação foi uma questão de cidadania entre entidade cidadã. Estamos vendo o grande esforço da Prefeitura para enfrentar e resolver esta difícil situação das pessoas em situação de rua. Entendemos que somos parte de uma sociedade e que a solução depende de todos. Por isso ajudamos nesta construção, para que possa oferecer mais dignidade”, disse o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait Neto.
No local, também podem ser realizadas atividades de higiene pessoal, como banho e lavagem de roupas, além de atividades de atendimento social, oficina corte de cabelo, inserção em cursos e criação de currículos.
A equipe de atendimento foi formada por agentes operacionais, orientadores socioeducativos, assistentes sociais e assistentes técnicos, coordenada pelo Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social (Inforedes), parceiro da SMADS na administração do equipamento.
“Essa é mais uma demonstração clara e concreta de que a questão da população em situação de rua é uma prioridade em São Paulo, com a sociedade civil organizada participando e ajudando, dando um exemplo que pode inspirar tantas outras organizações”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Bezerra.
Serviço
Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua
Endereço: Praça Carlos Gomes, 130 – Centro
Funcionamento: 7h30 às 20h