Prefeitura de SP apresenta na Virada ODS projetos para redução das desigualdades
O público conheceu as estratégias dos programas Reencontro, Redenção, Rede Daora e da Política Integrada pela Primeira Infância
- Data: 19/06/2023 18:06
- Alterado: 19/06/2023 18:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Virada ODS
Crédito:Prefeitura de SP
As iniciativas da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE) da Prefeitura de São Paulo ficaram em evidência durante a 2ª Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada neste fim de semana (17 e 18 de junho). O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e reuniu milhares de participantes na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú.
A Virada ODS é mais uma ação para reforçar o seu compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. A edição em São Paulo é considerada a maior do mundo e tem como objetivo popularizar, promover e destacar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).
“A apresentação dos programas da SEPE evidenciou que as políticas da Prefeitura de São Paulo estão alinhadas à Agenda 2030 da ONU”, afirma Edsom Ortega, secretário-executivo de Projetos Estratégicos.
Com o tema “Vire a chave para o futuro”, a Virada convidou o público a conhecer e discutir iniciativas da sociedade civil e do governo de modo a ampliar o engajamento na agenda dos ODS, que devem ser atingidos até 2030. A Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM) participou da mesa “Projetos estratégicos com foco na redução das desigualdades” no primeiro dia do festival.
O Plano Municipal pela Primeira Infância, criado e instituído em 2018 em conjunto com a sociedade civil, é implementado por mais de dez secretarias municipais e tem metas a serem cumpridas até 2030. Na palestra, o público foi apresentado aos protocolos integrados de atenção à primeira infância, que têm estratégias para casos de violência, evasão escolar, gravidez na adolescência, entre outras situações de vulnerabilidade. Estes protocolos são aplicados por diversos órgãos da administração pública e visam fortalecer a rede integrada de proteção às gestantes, crianças nos primeiros anos de vida e suas famílias ou cuidadores.
Em complemento, respondendo à pergunta feita pelo público acerca das ações que a Prefeitura realiza para melhorar as condições de vida no centro da cidade e enfrentar os problemas da Cracolândia, a equipe de SEPE apresentou o Programa Redenção. Este programa atua na atenção a dependentes químicos que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social na região da chamada Cracolândia. O Programa Redenção envolve estratégias alinhadas aos ODS e integradas entre diversas secretarias municipais, de modo a promover saúde, reinserção social e capacitação profissional.
O público também conheceu a Rede Daora, política pública voltada para a juventude que busca promover o desenvolvimento econômico e inclusivo com oportunidades gratuitas de formação cultural voltada para economia criativa. Participam da coordenação deste programa as pastas de Cultura, Direitos Humanos e Cidadania, Governo e Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Nos estúdios criativos da juventude, a Rede Daora oferece cursos e oficinas nos eixos de som (riação musical em plataforma digital, profissão DJ, técnicas de estúdio para MC’s e locutores), imagem (design de figurino, visagismo e fotografia) e audiovisual (marketing digital, desenvolvimento de games e programação web). Até o dia 27/06, estão abertas inscrições para os cursos regulares que acontecerão no 2º semestre de 2023 nas unidades do Teatro Flávio Império (ZL) e Casa de Cultura do Butantã (ZO).
Concluindo a mesa sobre redução de desigualdades, a Prefeitura de São Paulo apresentou as inovações na política municipal de atenção à população em situação de rua: Programa Reencontro. Coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, este programa promove ações de conexão, cuidados e oportunidades voltadas à população em situação de rua, com o objetivo de garantir proteção social e promover a saída qualificada da situação de rua. A prefeitura oferta diferentes estratégias de promoção de direitos, com enfoque na implantação do Serviço de Moradia Primeiro e na inclusão produtiva.
Durante toda a Virada ODS, um módulo de moradia da Vila Reencontro esteve em exposição, permitindo que o público conhecesse de perto o modelo de acolhimento que já está sendo implementado na Cidade. A atenção à população em situação de rua foi um dos cinco eixos prioritários da edição de 2023 da Virada ODS, somada ao Combate ao racismo e à xenofobia; Mudanças climáticas; Acessibilidade e inclusão; População em situação de rua; e Environmental, social and governance (ESG) x ODS. Como parte da programação oficial, no dia 17/06, a mesa sobre “População em Situação de Rua” reuniu representantes de governos locais (Cidade de São Paulo e da Ciudad Del Este) e de movimentos sociais para debater a questão. As gravações e principais informações sobre a Virada ODS estão disponíveis no site.
A apresentação de SEPE e as demais informações sobre os programas da Secretaria estão disponíveis no site.