Prefeitura de São Paulo assina Declaração Contra o Racismo Estrutural

A cidade se compromete a convocar outros governos locais, redes e organizações internacionais a implementarem políticas de combate à discriminação racial

  • Data: 26/11/2021 08:11
  • Alterado: 26/11/2021 08:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de São Paulo assina Declaração Contra o Racismo Estrutural

Prefeitura de São Paulo assina Declaração Contra o Racismo Estrutural

Crédito:Prefeitura de São Paulo

Você está em:

Na última sexta-feira (19), na abertura da I Expo Internacional Dia da Consciência Negra, o Prefeito Ricardo Nunes e o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, assinaram a Declaração de São Paulo Contra o Racismo Estrutural. O documento é um compromisso para que a Prefeitura de São Paulo continue se comprometendo a continuar formulando políticas públicas de combate ao racismo estrutural, fomentar o diálogo entre governos e organizações internacionais sobre o assunto e trabalhar pela difusão de ações afirmativas para a superação de desigualdades históricas.

São Paulo é uma das maiores cidades da América Latina e a cidade brasileira com maior número absoluto de população negra do Brasil. Diante das persistentes desigualdades raciais, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, criou o projeto São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural, que tem por objetivo promover a igualdade racial por meio de políticas públicas pioneiras e fomentar o compartilhamento de experiências e boas práticas, por meio do diálogo estratégico com ativistas, academia e autoridades no nível nacional, regional e internacional.

“Entendemos que a propagação da política pública, principalmente entre redes de cidades internacionais, é de grande importância, pois, por meio da troca de experiências e boas práticas, é possível enfrentar desafios globais, como o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial, de forma local”, explica a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Para ajudar a difundir uma narrativa histórica na qual a população negra seja protagonista e que tenha como foco suas estratégias e lutas por emancipação e equidade, para fomentar o conhecimento e o debate, foi realizada, entre os dias 20 a 22 de novembro, a I Expo Internacional Dia da Consciência Negra.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados