Prefeitura de São Caetano reinaugura o Caism
O evento será neste sábado (5/10), às 10h, na sede da unidade (Rua Herculano de Freitas, 200, Bairro da Fundação).
- Data: 03/10/2019 10:10
- Alterado: 03/10/2019 10:10
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
A Prefeitura de São Caetano do Sul segue colocando em prática o planejamento de revitalizações dos equipamentos de Saúde. E a próxima reinauguração será a do Caism (Centro Integral de Atenção à Saúde da Mulher) Antonia Braido Dal’Mas.
Entre as intervenções realizadas estão a criação de uma sala de acolhimento aos pacientes, climatização (com instalação de ar-condicionado) e o prontuário eletrônico, que garante atendimentos mais ágeis e eficientes. A obra incluiu, ainda, reparos no telhado, impermeabilização da viga-calha, reforma de sanitários e consultórios, troca de pisos e revestimentos e a revisão das instalações elétricas, incluindo a substituição de lâmpadas de vapor por LED. O investimento foi de R$ 240,7 mil.
O Caism realiza atendimentos nas áreas de planejamento familiar, pré-natal de alto risco, patologia do trato genital inferior, Mastologia, Dermatologia, Colposcopia (exame de colo de útero), prevenção do câncer de mama, cirurgia ginecológica, ginecologia para adolescentes e pequenas cirurgias.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Possui média mensal de 1.455 consultas, 190 procedimentos e 900 exames de imagem. São 44 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e corpo diretivo e administrativo.
MUTIRÃO
Marcando a reinauguração, o Caism receberá, também no sábado, o Mutirão de Dermatologia e Pequenas Cirurgias de Pele, exclusivamente para 162 pacientes agendadas. Os procedimentos serão realizados a partir das 8h.
As pequenas cirurgias consideram casos com lesões menores de 6 cm não recidivadas (que não tenham retornado) em pacientes com menos de 85 anos, sem histórico de cardiopatia, doenças graves descompensadas ou que façam uso de anticoagulantes.
Serão realizadas biópsias e extrações de pintas, verrugas e cistos, entre outros procedimentos. A ação segue a estratégia da Secretaria de Saúde de realizar mutirões de especialidades específicas, reduzindo consideravelmente a fila de espera pelos atendimentos – em alguns casos zerando a demanda reprimida.